EDITAL
Nº 001/2009
PROCESSO SELETIVO
SENAI – DEPARTAMENTO REGIONAL
DO DISTRITO FEDERAL
O
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Distrito
Federal – SENAI/DR/DF, CNPJ nº 03.806.360/0001-73, com sede no SIA Trecho 02,
Lote 1.125 – Brasília-DF, por meio da sua Diretoria de Administração e
Finanças/Gerência de Recursos Humanos, torna pública a abertura de inscrições
para o Processo Seletivo, durante o
período de 10/02/2009 a 23/02/2009,
e de acordo com as normas vigentes da Instituição e na forma estabelecida neste
Edital.
Brasília,
10 de fevereiro de 2009.
PROCESSO
SELETIVO
EDITAL Nº 001/2009
1. OBJETO
1.1. O Processo Seletivo será regido por
este edital e executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade
Social.
1.2. Este
Edital tem por objeto o recrutamento e
a seleção de profissionais para provimento das vagas, abaixo
discriminadas, nas
Unidades Operacionais do SENAI – Departamento Regional do Distrito Federal por
meio de Processo Seletivo.
2. DOS EMPREGOS, DOS REQUISITOS, DAS
ATRIBUIÇÕES, DOS NÚMEROS DE VAGAS, DAS REMUNERAÇÕES, DAS CARGAS
HORÁRIAS E DOS VALORES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO
EMPREGO 200 – Assistente
I /Assistente Pedagógico I
Ensino
Médio completo.
Domínio
de informática básica: Windows, Word, Excel, Internet e Power Point; interesse
e motivação para atuar em educação; dinamismo e desenvoltura na execução das
rotinas escolares; desejável ter algum curso ou experiência na área
educacional; pró-atividade e facilidade em trabalhar em equipe; e excelente
relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$
1.363,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 2
Vagas para Cadastro Reserva: 18
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 201 – Assistente
I / Assistente Técnico I (Microsoft ASP.NET)
Ensino
Médio Completo e/ou cursando curso superior na área de Informática. Domínio
Remuneração: R$ 1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1
Vagas para
Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 202 – Assistente
I / Assistente Técnico I (Microsoft C#)
Ensino
Médio Completo e/ou cursando curso superior na área de Informática; Domínio em
Microsoft C#; Conhecimentos em Microsoft ASP.NET, Conhecimentos
Remuneração: R$1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas
para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 203 – Assistente
I / Assistente Técnico I (Microsoft SQL Server)
Ensino
Médio Completo e/ou cursando curso superior na área de Informática; Domínio
Remuneração: R$ 1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1
Vagas para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 204 – Assistente
I / Assistente Técnico I (Suporte)
Ensino
Médio Completo e/ou cursando curso superior na área de Informática; Domínio de
manutenção
Remuneração: R$ 1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 2
Vagas para Cadastro Reserva: 18
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 205 – Assistente
I / Secretário Escolar I
Ensino
Médio Completo e Curso Técnico em Secretariado.
Domínio
de informática básica: Windows, Word, Excel, Internet e Power Point;
experiência com documentação escolar e preenchimento de formulários de
secretaria escolar; noções de organização de arquivos; conhecimento de normas e
diretrizes do MEC referentes à documentação escolar; habilidade em atendimento
ao público; e excelente relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Vagas para Cadastro Reserva: 20
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)
EMPREGO 206 – Assistente
I / Assistente Técnico I (Infra-estrutura)
Ensino
Médio Completo; Desejável cursando superior na área de Informática;
Domínio
Windows 2003 Server; Conhecimento
Remuneração: R$ 1.124,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas para Cadastro Reserva:
19
Taxa
de Inscrição: R$ 40,00 (sessenta reais)
EMPREGO 300 – Analista
I / Analista Contábil I
Graduação
em Ciências Contábeis, registro no CRC-DF.
Domínio
de informática como usuário do pacote Office (Excel – intermediário), Internet
e sistemas integrados; boas noções de matemática financeira; experiência na
área para executar serviços de classificação e conciliação contábil,
conciliação bancária, análise de balanço financeiro, patrimonial e variações
ativas e passivas; execução de projetos e suas respectivas prestações de contas
á entidades públicas e privadas, que tenha domínio da legislação tributária em
geral com ênfase no tratamento de retenções de impostos e preenchimento de
declarações aos órgãos fiscalizadores; excelente relacionamento interpessoal; e
dinamismo.
Remuneração: R$ 2.252,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1
Vagas para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 301 – Analista
I / Analista de Organização I (Área de Informática)
Curso
Superior Completo. Atuação comprovada de, no mínimo, 6 (seis) meses em vendas
de produtos e serviços de tecnologia.
Domínio de ferramentas de automação de escritório (Office 2003/2007); Domínio
de sistema Operacional Windows XP, Vista; Proficiência em língua inglesa; Boa
oratória; Bom relacionamento humano; atitude pró-ativa; dinamismo;
comprometimento com o trabalho; respeito às diferenças; e facilidade de
comunicação.
Remuneração: R$ 2.252,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas para Cadastro
Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 302 – Analista
I / Analista de Sistemas e Suporte I
Curso
Superior Completo na área de Informática; Domínio
Boa
oratória; Bom relacionamento humano; atitude pró-ativa; dinamismo;
comprometimento com o trabalho; respeito às diferenças; e facilidade de
comunicação.
Remuneração: R$ 2.252,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 303 – Analista
I / Analista de Sistemas e Suporte I
Possuir
certificado oficial de, no mínimo, uma das seguintes empresas: Microsoft,
Cisco, Oracle, Sun, PMI, Adobe ou Mandriva. Profundo conhecimento em processo
de certificação; Conhecimento em gestão de projetos; Proficiência em língua
inglesa (oral e escrita); Boa oratória; Bom relacionamento humano; atitude pró-ativa;
dinamismo; comprometimento com o trabalho; respeito às diferenças e facilidade
de comunicação.
Remuneração: R$ 2.252,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 304 – Analista
I / Técnico
Graduação
em Arquivologia.
Experiência
na área de documentação e arquivo em geral; experiência em atendimento ao
público; excelente relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 2.252,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas
para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 305 – PNS I / Psicólogo
Escolar I
Graduação
em Psicologia com especialização em áreas educacionais.
Domínio
em informática; experiência como psicólogo em contextos educacionais;
habilidade em realizar análises diagnósticas no contexto educacional;
desenvoltura nos atendimentos individuais e grupais de alunos, pais e
professores; facilidade em promover capacitação e desenvolvimento pessoal;
habilidade na condução de equipes e resolução de conflitos; excelente
relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 2.342,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas
para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 306 – PNS I / Técnico
de Educação I (Coordenador Pedagógico)
Graduação
em Pedagogia ou em áreas de educação com especialização em áreas pedagógicas.
Domínio de informática; facilidade e desenvoltura na condução do trabalho
didático e pedagógico junto ao corpo docente; experiência em coordenar o
trabalho docente em atendimentos individuais e/ou coletivos; habilidade em
liderança docente para alcance das metas pedagógicas; experiência em
elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos interdisciplinares e
multidisciplinares; conhecimento de novas concepções metodológicas de educação;
facilidade em assimilar novos conceitos educacionais; habilidade para elaborar
relatórios pedagógicos; desenvoltura na discussão; e condução de casos
educacionais; excelente relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 2.342,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 2 Vagas
para Cadastro Reserva: 18
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 307 – PNS I / Técnico
de Educação I (Diretor Escolar)
Graduação
em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar ou em áreas de educação
com Especialização em Gestão Escolar.
Domínio
de informática; conhecimento amplo de questões didático e pedagógico
relevantes; experiência em gerir o trabalho de equipes de educação; habilidade
de liderar pessoas para alcance de resultados; habilidade em gestão educacional
e movimentação de processos educativos; experiência na elaboração,
desenvolvimento e avaliação de projetos macros de instituições de ensino;
habilidade pra elaborar relatórios e pareceres institucionais e educacionais;
comprometimento com prazos e fidedignidade de documentação escolar; devida
apropriação de informações referentes á legislação educacional; e excelente
relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 5.292,00
Carga horária: 40 horas semanais
Vagas para Cadastro Reserva: 20
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
EMPREGO 308 – PNS I / Técnico
de Educação I (Orientador Educacional)
Graduação
em Pedagogia com habilitação em orientação educacional.
Domínio
em informática; facilidade e desenvoltura na busca de resolução de problemas
referentes ao corpo discente; experiência em atender o corpo discente em suas
necessidades educativas; experiência na elaboração, desenvolvimento e avaliação
de projetos junto aos discentes; desenvoltura na condução de casos e elaboração
de relatórios de alunos; e excelente relacionamento interpessoal.
Remuneração: R$ 2.342,00
Carga horária: 40 horas
semanais
Quantidade de vagas: 1 Vagas
para Cadastro Reserva: 19
Taxa
de Inscrição: R$ 60,00 (sessenta reais)
INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições para participar
deste Processo Seletivo poderão
ser realizadas em duas modalidades: via internet
e presencial.
3.2. Da Inscrição via Internet
3.2.1.
Período: das 10h de 10/02/2009 às 12h de
23/02/2009, considerando-se
o horário de Brasília.
3.2.2. Site:
www.quadrix.org.
3.2.3. O Instituto Quadrix não se responsabiliza por solicitação de
inscrição via internet e não recebida
por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamentos das linhas ou outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
3.2.4. Após o preenchimento do formulário
eletrônico, o candidato deverá imprimir o documento correspondente ao pagamento
da taxa de inscrição. Este será o seu registro provisório de inscrição.
3.2.5. O pagamento da taxa de inscrição
feita pela internet deverá ser
efetuado em qualquer banco da rede bancária, no horário de expediente bancário,
até o dia 23 de fevereiro de 2009,
com o boleto bancário impresso (não
será aceito pagamento por meio de depósito em conta ou agendamento).
3.2.6. O Instituto Quadrix, em nenhuma hipótese, processará qualquer registro
de pagamento com data posterior ao dia 23
de fevereiro de 2009.
3.2.7. As solicitações de inscrições
realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.
3.2.8. O candidato terá sua inscrição
homologada somente após o recebimento, pelo Instituto Quadrix, através do banco, da confirmação do pagamento de
sua taxa de inscrição, no valor estipulado no item 2.
3.2.9. Para efetivar sua inscrição, é
imprescindível que o candidato possua número de Cadastro de Pessoa Física (CPF)
regularizado.
3.2.10. O candidato que não possuir CPF
deverá solicitá-lo nos postos credenciados: Banco do Brasil, Caixa, Correios ou
Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número antes
do término do período de inscrições.
3.2.11. Terá sua inscrição cancelada e será
automaticamente excluído do Processo Seletivo o candidato que utilizar o CPF de
outra pessoa.
3.2.12. O candidato inscrito via internet NÃO deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de
inscrição, sob as penas da lei.
3.3. Da Inscrição Presencial
3.3.1. Período: de 10/02/2009 a 23/02/2009
Local e Horário:
de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 17h, no Instituto Quadrix:
CLN 113, Bloco C, Salas 109 e 110 – Asa Norte, Brasília-DF. Telefones de
atendimento: (61) 3963.4716 / 3963.4717 / 3963.4718.
3.3.2. Para
inscrever-se na modalidade presencial, o candidato deverá:
a) apresentar-se munido de documento de
identidade (original) no ato da inscrição;
b) preencher
e entregar o formulário de inscrição com os dados pessoais (nome,
endereço, CEP, telefones para contato, número do documento de identidade e
CPF);
c) pagar o
valor correspondente à taxa de inscrição, conforme item 2; e
d) receber do
Instituto Quadrix comprovante provisório de inscrição.
3.3.3. O pagamento da taxa de inscrição,
sem a devida entrega do formulário no posto de inscrição, acarretará o
indeferimento da inscrição do candidato.
3.3.4. No caso de pagamento da taxa de
inscrição ser feito com cheque bancário, que venha a ser devolvido por qualquer
motivo, o Instituto Quadrix
reserva-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis, acarretando no
cancelamento automático da inscrição.
3.3.5. Inscrição por procuração: deverá ser
apresentado documento de identidade do procurador e entregue o instrumento de
mandato outorgado através de instrumento público ou particular, com
apresentação dos documentos indispensáveis à inscrição, contendo poder
específico para a inscrição no Processo Seletivo. Não há necessidade de
reconhecimento de firma pelo outorgante.
3.3.6. É o
3.4.
A participação do candidato inscrito nesse Processo Seletivo
implica na aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas neste
Edital. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida sua alteração e, em
nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de alteração.
3.4.1. É vedada a participação de
candidatos que tenham sido demitidos do SISTEMA FIBRA – Federação das
Indústrias do Distrito Federal (Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal,
Departamentos Regionais do SESI e SENAI do Distrito Federal) por justa causa ou
por recomendação de processo de sindicância.
4. INSCRIÇÕES PARA PORTADORES DE NECESSIDADES
ESPECIAIS
4.1.
Os Portadores de Necessidades Especiais – PNE’s, assim
entendidos aqueles que se enquadram nas categorias discriminadas na Lei nº 160, de 02 de setembro de
1991, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 3 de setembro de 1991,
regulamentada pelo Decreto nº 13.897, de 14 de abril de 1992, publicado no
Diário Oficial do Distrito Federal de 15 de abril de 1992,
têm assegurado o direito de inscrição neste Processo Seletivo, desde que a
necessidade especial seja compatível com as atribuições do cargo para o qual
concorrem.
4.2.
O candidato Portador de Necessidades Especiais deverá se inscrever da mesma
forma especificada no Item 3 deste Edital, identificando-se
como PNE.
4.3. As pessoas portadoras de deficiência, após efetivada a
inscrição, deverão entregar no ato da inscrição ou postar até o dia 23 de fevereiro de 2009, via SEDEX, ao endereço do Instituto Quadrix De Tecnologia E
Responsabilidade Social: CLN
113, Bloco C, Salas 109 e 110 – Asa Norte, CEP 70.763-530 – Brasília-DF, os
seguintes documentos:
a) laudo
médico original (ou cópia autenticada), expedido no prazo máximo de 90
(noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau de
deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID),
bem como à provável causa da deficiência de que são portadores; e
b) requerimento, solicitando vaga
especial, constando o tipo de deficiência e a necessidade de prova especial, se
for o caso (conforme modelo Anexo II deste Edital). Caso o candidato não
encaminhe o laudo médico e o respectivo requerimento, até o prazo determinado,
não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas,
mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.
4.4. O envio
da documentação incompleta, fora do prazo acima definido ou por outra via
diferente do SEDEX, causará o indeferimento do seu pedido de inscrição como
portador de deficiência e fará com que o candidato participe do Processo
Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.
4.5.
Os candidatos que se declararem
portadores de necessidades especiais, se convocados para realização dos exames
admissionais, deverão submeter-se à perícia médica promovida pelo Serviço
Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho do SENAI/DR/DF, munidos de
laudo médico que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, que
verificará sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais ou
não, bem como sobre o grau de deficiência incapacitante para o exercício do
cargo nos termos da Lei
Atenção:
a perícia médica do SENAI/DR/DF terá decisão terminativa sobre a qualificação e
aptidão do candidato, observada a compatibilidade da necessidade especial da
qual é portador com as atribuições do cargo.
4.6.
A não observância do disposto no subitem 4.5 ou não
comparecimento e/ou reprovação na perícia médica do SENAI/DR/DF, acarretará a
perda do direito aos quantitativos de vagas reservadas aos candidatos em tais
condições.
4.7. O candidato que
prestar declarações falsas em relação à sua deficiência será excluído do
Processo Seletivo.
4.8. O candidato aprovado
nos Exames Médicos Admissionais, porém, não enquadrado como portador de necessidades
especiais, caso seja aprovado nas demais etapas do Processo, continuará
constando na relação de classificação geral do cargo.
4.9. O candidato portador
de necessidades especiais reprovado na perícia médica do SENAI/DR/DF, em
virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo de
atuação, será eliminado do Processo Seletivo.
4.10. Se, quando da
convocação, não existirem candidatos portadores de necessidades especiais
aprovados no processo e no exame médico admissional serão convocados os demais
candidatos aprovados, observada a relação de classificação de todos os
candidatos ao cargo.
5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO
5.1. Antes de
efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui
todas as condições e pré-requisitos para concorrer às vagas disponíveis. Em
nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo se for cancelada
a realização do Processo Seletivo, no todo ou em parte, por motivos relevantes,
quer por decisão do SENAI/DR/DF, quer por decisão judicial.
5.1.1. Na
eventualidade de cancelamento do certame, pelos motivos referidos no item 5.1.,
o SENAI/DR/DF e o Instituto Quadrix não serão responsabilizados por eventuais
prejuízos causados aos candidatos.
5.2. Não
haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o
candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento dessa taxa e
comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 930,00 (novecentos e
trinta reais).
5.2.1. O
interessado que preencher os requisitos do subitem anterior e desejar isenção
de pagamento da taxa de inscrição neste Processo Seletivo deverá preencher o
requerimento de “Declaração de
Hipossuficiência Financeira” disponibilizado no site do Instituto, juntamente com
cópia autenticada dos documentos comprobatórios de sua condição, citados no
subitem 5.2.2 e 5.2.3 e encaminhar todos os documentos, impreterivelmente, de
5.2.2.
Somente serão aceitos como comprovantes de renda os seguintes documentos:
a) comprovar condição de desempregado
e não estar recebendo seguro-desemprego, por meio da apresentação de cópia
autenticada, em cartório, da página de identificação da Carteira de Trabalho e
Previdência Social (CTPS), com nº e série, e cópia da página de contrato de
trabalho que identifique as datas de admissão e de demissão do último emprego;
b) comprovar consumo mensal de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse
100 (cem) kWh, mediante a apresentação de cópia autenticada das últimas três
contas, as quais deverão apresentar o mesmo endereço do candidato, conforme
indicado na ficha de solicitação de inscrição, ou no formulário de solicitação
de inscrição on line; c) no caso de servidores públicos: contracheque
atual; d) no caso de autônomos: declaração de próprio punho dos rendimentos
correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação
de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA).
5.2.3. Além
da apresentação dos documentos necessários à comprovação da renda familiar, o
candidato deverá entregar cópia autenticada dos seguintes documentos: a)
documento de identidade do requerente; b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
requerente; c) comprovante de residência (conta atualizada de energia elétrica,
de água ou de telefone fixo); d) certidão de óbito de pai (s) e(ou) mantenedor (es),
quando for o caso.
5.2.4. As
informações prestadas no requerimento de isenção e a documentação apresentada
serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este por qualquer
falsidade.
5.2.5. Não
será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las
inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar
documentação;
c) pleitear a isenção, sem apresentar
cópia autenticada, ou cópia simples acompanhadas dos originais, dos documentos
previstos nos subitens 5.2.1, 5.2.2 e 5.2.3; e
d) não observar o local, o prazo e os
horários estabelecidos no subitem 5.2.1.
5.2.6. No
caso da alínea “b” do item 5.2.5, o candidato terá sua situação informada à
autoridade policial competente para as providências cabíveis.
5.2.7. Não
será permitida, após a entrega do requerimento de isenção e dos documentos
comprobatórios, a complementação da documentação, bem como revisão.
5.2.8. Não
será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via
postal, via fax ou via correio eletrônico.
5.3. Ao
término da apreciação dos requerimentos de isenção de taxa de inscrição e dos
respectivos documentos, o Instituto
Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social divulgará, no endereço
eletrônico: www.quadrix.org.br,
em 17 de fevereiro de
5.3.1. O
interessado que não tiver seu pedido de isenção de taxa de inscrição deferido e
que não efetuar a inscrição na forma estabelecida no subitem 5.3 deste Edital
estará automaticamente excluído do Processo Seletivo.
5.4. São considerados
documentos de identidade: carteiras expedidas pela Secretaria da Justiça e
Segurança (SJS) e/ou Secretaria de Segurança Pública, pelos Ministérios
Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos
órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);
passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério
Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público
que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira
nacional de habilitação (somente no caso do modelo novo, aprovado pelo artigo
159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).
5.5. Não serão aceitos como documentos de
identidade: CPF, certidão de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de
motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem
valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou
danificados.
5.6. É
vedada a inscrição condicional, extemporânea, via fax, via postal ou via
correio eletrônico.
5.7. O
candidato deverá efetuar uma única inscrição no Processo Seletivo. Em caso de
mais de uma inscrição, será considerada a mais recente.
5.8.
As informações prestadas no formulário de inscrição ou na solicitação de
inscrição via internet serão
de inteira responsabilidade do candidato, dispondo ao Instituto Quadrix o direito de excluir do Processo Seletivo aquele
que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.
5.9. O candidato deverá obrigatoriamente preencher
de forma completa o campo referente ao nome e endereço, bem como deverá
informar o CEP correspondente à sua
residência.
5.10.
O candidato que necessitar de qualquer tipo de cuidado especial para a
realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato da inscrição,
indicando claramente no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição
via internet quais os recursos
especiais necessários (materiais, equipamentos).
5.11.
A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas
deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade
e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar
acompanhante não fará as provas.
5.12.
A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de
viabilidade e de razoabilidade.
5.13. O comprovante de inscrição estará
disponível no site: www.quadrix.org.br, a partir de 25 de fevereiro de
2009, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse
documento.
5.13.1. Em caso de não confirmação de
inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o Instituto Quadrix por meio do telefone: (61) 3963.4717, de segunda à
sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
5.14.
A confirmação de inscrição terá a informação do local e o horário de realização
das provas, o que não desobriga o candidato do dever de observar o edital a ser
publicado.
5.15. A confirmação de inscrição recebida pelo
candidato é meramente informativa e, ainda que extraviada ou por qualquer
motivo não recebida, não desobriga o candidato do dever de acompanhar a
convocação para as provas no site: www.quadrix.org.br.
5.16. Os eventuais erros de digitação de nome,
número de documento de identidade, sexo, data de nascimento e outros deverão
ser corrigidos somente no dia das respectivas provas em formulário específico,
que será entregue na sala de prova.
5.17. Não serão fornecidas, por telefone,
informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O
candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem
divulgados no site: www.quadrix.org.br.
6.
PROCESSO SELETIVO – ETAPAS
6.1. Em todas as etapas,
abaixo descritas, será exigida apresentação da Carteira de Identidade ou de
Habilitação com fotografia do candidato inscrito, bem como o comprovante de
inscrição.
6.2. Será responsabilidade do
candidato buscar as informações referentes ao horário de aplicação das etapas
no site do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br).
6.3. Este Processo
Seletivo terá as etapas a seguir definidas, cujas pontuações para todas estas
serão de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
a)
1ª
ETAPA
Prova de
Conhecimentos (75 pontos) – Caráter Eliminatório e
Classificatório com nota mínima de 45 (quarenta
e cinco) pontos.
A prova de conhecimentos será
composta de 35 (trinta e cinco)
questões de múltipla escolha e 1
(uma) questão discursiva, assim distribuídas:
PROVA CONHECIMENTOS |
Nº DE QUESTÕES |
VALOR |
Conhecimentos Gerais |
15 Objetivas (Peso 1) |
15 pontos |
Conhecimentos Específicos |
20 Objetivas (Peso 3) |
60 pontos |
TOTAL |
|
75 pontos |
As questões de múltipla escolha serão
compostas cada uma de 5 (cinco) alternativas para escolha de uma única resposta
correta, com o grau de dificuldade compatível ao nível de escolaridade mínimo
exigido e ao conteúdo programático expresso no Anexo I.
Será considerado habilitado o
candidato que obtiver nota igual ou superior a 45 (quarenta e cinco pontos) pontos na prova de Conhecimentos.
Questões semelhantes poderão estar
presentes em provas para preenchimento de cargos diferentes, devido ao mesmo
requisito de nível de escolaridade.
Prova Discursiva (5
pontos)
A prova discursiva será aplicada para todos os cargos e
valerá 5 (cinco) pontos. A prova será classificatória e eliminatória.
A prova discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível,
com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, não sendo permitidas a
interferência ou a participação de outras pessoas.
A folha de texto definitivo da prova discursiva não poderá
ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado,
qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova
discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço
destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da prova
discursiva.
A folha de texto definitivo será o único documento válido
para avaliação da prova discursiva. As folhas para rascunho no caderno de
provas são de preenchimento facultativo e não valerão para tal finalidade.
Somente serão avaliadas as provas discursivas dos 30
(trinta) primeiros candidatos habilitados e melhor classificados na prova
objetiva, acrescidos dos candidatos empatados na última classificação
considerada para este fim.
Durante o período de validade do processo seletivo, poderão
ser convocados novos candidatos habilitados, por ordem de classificação, para a
realização da prova de discursiva.
Será eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver
nota 0 (zero) na prova discursiva.
A duração da prova, incluindo a prova de conhecimentos e a discursiva,
será de 4 (quatro) horas.
PROVAS - 1° Etapa |
Nº DE QUESTÕES |
VALOR |
Conhecimentos Gerais |
15 Objetivas (Peso 1) |
15 pontos |
Conhecimentos Específicos |
20 Objetivas (Peso 3) |
60 pontos |
Discursiva (PD) |
1 Discursiva (Peso 1) |
5 pontos |
TOTAL |
|
80 pontos |
a)
2ª
ETAPA
Provas de Títulos (20
pontos) – Caráter Classificatório.
Os documentos para a Prova de Títulos
deverão ser enviados, por SEDEX, de
Os documentos deverão ser enviados, juntamente com 2 (duas)
vias do Formulário de Protocolo de
Entrega da Prova de Títulos, disponível no site: www.quadrix.org.br/senaidf.aspx, devidamente preenchidas e
dentro de envelope fechado (tamanho
aproximado de
Os
títulos deverão ser entregues, também, em 2 (duas) vias, através de cópias
reprográficas, autenticadas em Cartório.
Caso não estejam autenticadas, não serão válidas.
Os
títulos deverão ser encaminhados pelo candidato em envelope fechado,
devidamente identificado com o nome do Processo Seletivo, seu nome e número de
inscrição. Não serão aceitos documentos originais.
Os
envelopes, contendo as cópias dos documentos para a Prova de Títulos, remetidos
fora do prazo acima indicado não serão considerados.
Serão convocados somente os 30 (trinta) primeiros candidatos
habilitados em cada cargo e melhor classificados na prova de conhecimentos e os
candidatos empatados na última classificação considerada para este fim.
Durante o período de validade do
Processo Seletivo, poderão ser convocados novos candidatos habilitados, por
ordem de classificação, para a realização da prova de títulos.
Concorrerão à contagem de
pontos por títulos somente os candidatos que forem habilitados na prova de
conhecimentos.
O Instituto Quadrix será o responsável pelo recebimento e verificação
dos títulos.
Serão considerados os
títulos conforme descriminados abaixo, limitados ao valor máximo de 20 (vinte) pontos, sendo
desconsiderados os demais.
A pontuação alcançada nos
títulos será considerada apenas para efeito de classificação.
Não serão considerados
para fins de pontuação protocolos dos documentos, devendo todos os documentos ser apresentados em cópias reprográficas autenticadas em cartório e relacionados ao
cargo pleiteado.
Não serão consideradas, para efeito
de pontuação, as cópias não autenticadas
em cartório. Não serão recebidos documentos originais.
Os certificados expedidos
em língua estrangeira deverão ser revalidados por instituição de ensino
superior no Brasil.
Receberá nota 0 (zero) na
prova de títulos o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e
no local estipulados no edital de convocação para a prova de títulos. Não serão aceitos títulos encaminhados
via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.
Especificação do Título
Independente
da formação do candidato, este deve apresentar juntamente com seus títulos o
seu diploma ou declaração de nível médio e/ou superior.
TÍTULO DE DOUTOR em área relacionada ao respectivo cargo pleiteado,
concluído até a data da apresentação dos títulos. O comprovante será: Diploma
devidamente registrado e expedido por instituição oficial de ensino devidamente
reconhecida pelo Ministério da Educação. Não serão aceitos declarações ou
atestados de conclusão.
Valor Unitário
será igual a 2,0 pontos.
Valor Máximo
será igual a 2,0 pontos.
TÍTULO DE MESTRE em área específica ao cargo pleiteado, concluído até a data
da apresentação dos títulos e expedido por instituição oficial de ensino
devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O comprovante será: Diploma devidamente
registrado e expedido por instituição oficial de ensino devidamente reconhecida
pelo Ministério da Educação. Não serão aceitos declarações ou atestados de
conclusão.
Valor Unitário
será igual a 2,0 pontos.
Valor Máximo
será igual a 2,0 pontos.
APERFEIÇOAMENTO em área específica ao cargo pleiteado, concluída até a data
da apresentação dos títulos. O comprovante será: Certificado de curso de
aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 101 (cento e uma) horas, na área
de Educação, reconhecido pelo Ministério da Educação ou pela Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal. Não serão aceitos declarações ou
atestados de conclusão.
Valor Unitário
será igual a 1,0 pontos.
Valor Máximo
será igual a 3,0 pontos.
TREINAMENTO em área específica ao respectivo cargo pleiteado, concluída
até a data da apresentação dos títulos. O comprovante será: Certificado de
curso de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 30 (trinta) horas, na
área de Educação, reconhecido pelo Ministério da Educação ou pela Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal. Não serão aceitos declarações ou
atestados de conclusão.
Valor Unitário
será igual a 1,0 pontos.
Valor Máximo
será igual a 3,0 pontos.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL em área relacionada ao respectivo cargo pleiteado,
concluída até a data da apresentação dos títulos. O comprovante será: anos
completos de efetivo exercício em atividades de magistério, exercidas no cargo de professor.
Valor Unitário será igual a 1,0 pontos a cada 6 (seis) meses completos sem
sobreposição.
Valor Máximo será igual a 5,0 pontos.
EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. A comprovação da experiência profissional
será feita, em cópias reprográficas
autenticadas em cartório, mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e
da Previdência Social (CTPS) e/ou de Contrato de Trabalho/Prestação de Serviço
ou, ainda, de Declaração firmada por Órgão Gestor de Pessoal, desde que
apresentem os dados de identificação do candidato, as datas de início e término
do trabalho e as funções/atividades desempenhadas, que devem ser compatíveis
com o cargo ao qual o candidato concorre. Na hipótese de o contrato de trabalho
registrado na CTPS ainda estar na sua vigência, deverá ser apresentada uma
Declaração que informe esta condição. Todos os documentos devem conter data de
início e término da atividade, especificar a função/atividade desempenhada pelo
candidato, constar a identificação do candidato, estar em papel timbrado
devidamente assinado e com o carimbo respectivo e não apresentar rasuras. Serão
desconsiderados os documentos apresentados em fotocópia que não foram
autenticados em cartório, assim como aqueles que não atenderem às exigências
deste Edital e não preencherem devidamente os requisitos exigidos para sua
comprovação, e que forem entregues fora do período estabelecido.
Valor Unitário será igual a 1,0 pontos a cada 6 (seis) meses completos sem
sobreposição.
Valor Máximo
será igual a 5,0 pontos.
Da carteira de trabalho
deverão ser apresentadas cópias reprográficas autenticadas das folhas, contendo
os dados pessoais dos candidatos e os períodos de registro.
Não serão computados,
como experiência profissional, tempo de serviço prestado simultaneamente a
serviço, cujo tempo já tenha sido computado, de monitoria, de bolsa de estudo
ou de prestação de serviços como voluntário ou de estágio.
Após a entrega dos títulos não será permitida, sob qualquer
alegação, a inclusão de novos documentos.
As demais informações a
respeito da prova de títulos constarão do respectivo edital de convocação.
7. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE
CONHECIMENTOS
7.1. As
provas de conhecimentos (PC) e de discursiva (PD) serão realizadas na cidade de
Brasília-DF, com data prevista para
o dia 1º/03/2009 em locais que serão
divulgados oportunamente no Quadro de Aviso do Edifício Sede
do SENAI e na internet, no site: www.quadrix.org.br.
7.2. Ao
candidato só será permitida a participação das provas, na respectiva data,
horário e local constantes nas listas afixadas no Quadro
de Aviso do Edifício Sede do SENAI ou na confirmação de inscrição ou, ainda, no site: www.quadrix.org.br.
7.3. Será
vedada a realização das provas fora do local designado.
7.4. O
candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência
mínima de 1 (uma) hora, munido de:
a) confirmação de inscrição;
b) original de um dos documentos de identidade
relacionados no subitem 5.4. e que foi utilizado para sua inscrição no presente
Processo Seletivo; e
c) caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis
preto nº 2 e borracha.
7.5. A
confirmação de inscrição não terá validade como documento de identidade.
7.6. Não
serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos citados, ainda que
autenticados, ou quaisquer outros documentos diferentes dos acima definidos.
7.7. Os
documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a
permitir a identificação do candidato com clareza.
7.8. A
identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de
identificação apresente dúvidas referentes à fisionomia ou à assinatura do
portador.
7.9. Não será permitida, durante a
realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas
de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
7.9.1. No dia de aplicação das provas, não será
permitido ao candidato entrar e/ou
permanecer nos locais das provas, com armas ou aparelhos eletrônicos (bip,
telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda
eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador e outros). Caso
o candidato leve alguma arma e/ou algum aparelho eletrônico, estes deverão ser
recolhidos pela Coordenação. O descumprimento da presente instrução implicará a
eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.
7.9.2. O Instituto Quadrix não se responsabilizará por perdas ou extravios
de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das
provas, nem por danos neles causados.
7.10. Não
haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso
ou a ausência do candidato.
7.11. No dia
da realização das provas, na hipótese de o candidato não constar nas listagens
oficiais relativas aos locais de prova, o Instituto
Quadrix procederá à inclusão do referido candidato, por meio de
preenchimento de formulário específico com a apresentação de documentos
pessoais e do comprovante de pagamento.
7.11.1. A
inclusão de que trata o subitem 7.11. será realizada de forma condicional e
será confirmada pelo Instituto Quadrix,
com o intuito de verificar a pertinência da referida inclusão.
7.11.2. Constatada
a improcedência da inscrição de que trata o subitem 7.11., a mesma será
automaticamente cancelada sem direito à reclamação, independentemente de
qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.
7.12. O
candidato deverá assinalar as respostas das questões objetivas na folha de
respostas, preenchendo os alvéolos, com caneta esferográfica de tinta preta ou
azul. O preenchimento da folha de respostas, único documento válido para a
correção da prova, será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá
proceder em conformidade com as instruções especificadas, contidas na capa do
caderno de prova e na folha de respostas.
7.13. Em
hipótese alguma, haverá substituição da folha de resposta por erro do
candidato.
7.14. Os
prejuízos advindos de marcações, feitas incorretamente na folha de respostas,
serão de inteira responsabilidade do candidato.
7.15. Não
serão computadas questões não respondidas, nem questões que contenham mais de
uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emenda ou rasura, ainda que
legível.
7.16.
Iniciadas as provas, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de
decorridos 60 (sessenta) minutos.
7.17. Ao
terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal a folha de respostas e o
caderno de prova, cedidos para a execução da prova.
7.18. O candidato somente poderá
retirar-se do local de realização das provas, levando consigo o caderno de
prova, após 2 (duas) horas do início
da prova.
7.19. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e
somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição em Ata de suas
respectivas assinaturas.
7.20. Será terminantemente vedado ao candidato copiar seus assinalamentos
feitos no cartão de respostas da prova objetiva.
7.21.
Será, automaticamente, excluído do Processo Seletivo o candidato que:
a) apresentar-se após o fechamento dos
portões ou fora dos locais predeterminados;
b) não apresentar o documento de
identidade exigido no subitem 5.4. deste Edital;
c) não comparecer a qualquer das provas,
seja qual for o motivo alegado;
d) ausentar-se da sala de prova sem o
acompanhamento do fiscal;
e) for surpreendido em comunicação com
outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro
meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou estiver
utilizando livros, notas, impressos não permitidos e calculadoras;
f) estiver portando durante as provas
qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
g) lançar mão de meios ilícitos para
executar as provas, seja qual for;
h) não devolver a folha de respostas; e
i) perturbar, de qualquer modo, a ordem
dos trabalhos ou ser descortês com qualquer dos examinadores, executores e seus
auxiliares ou autoridades presentes.
7.22. Nos
dias de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da
equipe de aplicação desta e/ou pelas autoridades presentes, informações
referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.
8. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E
DESEMPATE
8.1. A
nota final de cada candidato, para fins de classificação, será estabelecida
pelo somatório das pontuações obtidas na Prova de Conhecimentos – PC, na Prova Discursiva – PD
e na Prova de Títulos – PT,
segundo a fórmula:
Nota
Final = (PC + PD + PT)
8.2. Os
candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos.
8.3. Na
hipótese de igualdade de nota final, constituem-se, sucessivamente, critérios
de desempate para definição da classificação final:
a) maior
pontuação na prova de conhecimentos;
b) maior pontuação na prova de discursiva;
c) maior pontuação na prova de títulos; e
d) tiver
maior idade.
9.
RESULTADOS
9.1. Serão
divulgadas relações de resultados parciais contendo o número de inscrição e a
pontuação do candidato após finalização de cada etapa do Processo Seletivo. A
divulgação estará disponível na internet,
por meio do endereço eletrônico www.quadrix.org.br,
e no Quadro de Avisos do Edifício Sede do SENAI, sendo de inteira
responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os resultados e
atos decorrentes deste Edital.
9.2 O
resultado final será divulgado por ordem classificatória.
10.
RECURSOS
10.1. Os recursos poderão ser interpostos
no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data da divulgação
do gabarito preliminar e do resultado preliminar da prova de títulos.
10.2. O
recurso deverá ser formalizado e devidamente fundamentado, mediante modelos de
requerimentos específicos – Formulário de Recurso e Justificativa de Recurso –
que estarão disponíveis no site: www.quadrix.org.br.
10.3. O
recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado, estar digitado ou
datilografado com as seguintes informações essenciais: nome do Processo
Seletivo, nome do candidato, identidade, CPF, endereço, telefone, cargo a que
está concorrendo, número de inscrição e assinatura do candidato, número da
questão e questionamento.
10.4. O
candidato deverá ser claro, consistente e objetivo
10.5. Os
recursos deverão ser endereçados ao Instituto
Quadrix de Tecnologia e
Responsabilidade Social e entregues pessoalmente no seguinte
endereço: CLN 113, Bloco C, Salas 109 e 110 – Asa Norte – Brasília-DF, das 9h
às 17h.
10.5.1. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento
específico.
10.6. Não serão
aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, telegrama, internet, ou outro meio que não seja o
estabelecido no subitem 10.5. acima.
10.7. A
interposição dos recursos não obsta o regular andamento do cronograma do
Processo Seletivo.
10.8. Os recursos julgados
serão respondidos diretamente ao candidato e divulgados no site: www.quadrix.org.br, quando for de
interesse de todos os candidatos. Não será possível o conhecimento do resultado
por meio de telefonema.
10.9. Se do exame do recurso
resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a
esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem
recorrido.
10.10. Em nenhuma hipótese
serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos, recursos de
gabarito definitivo e recursos da nota de redação.
10.11. A
banca examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em
suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
11.
HOMOLOGAÇÃO FINAL
11.1. Após a apreciação dos recursos
interpostos, será divulgada a relação de resultado final por ordem de
classificação do candidato no site: www.quadrix.org.br e no Quadro de Aviso
do Edifício Sede do SENAI.
11.2. Os candidatos
remanescentes que foram classificados comporão Cadastro-reserva, por ordem de
classificação final, que poderão ser convocados em caso de:
a) desistência
dos primeiros classificados;
b) desligamento
dos primeiros colocados no período de experiência; e
c) abertura
de novas vagas com o mesmo perfil exigido neste Edital e conforme prazo de
validade definido no subitem 12.4 deste
Processo Seletivo a contar do resultado final.
12.
DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. A inscrição do
candidato, bem como sua participação no Processo Seletivo, caracteriza o pleno conhecimento
sobre as instruções contidas neste Edital, bem como expressa seu aceite com
relação aos termos deste.
12.2. Os candidatos
aprovados ao final do processo serão contratados oportunamente pelo SENAI/DR/DF, regido pela Consolidação das Leis
do Trabalho (CLT), de acordo com as
demandas e necessidades da Instituição, para trabalhar em qualquer uma das
Unidades Operacionais do SENAI/DR/DF ou em outros locais onde existam
atendimentos realizados pela Instituição.
São requisitos para investidura no cargo
apresentar os documentos
que se fizerem necessários por ocasião da admissão. São eles: Cópias da
Carteira de Trabalho, CPF, RG, Título de Eleitor, PIS/PASEP, Certificados e
Diplomas, comprovante de residência com CEP e Nada Costa Criminal emitido em
Cartório e pelo TRF.
O candidato aprovado no processo
seletivo público, quando convocado para manifestar-se acerca de sua admissão,
poderá dela desistir definitiva ou temporariamente, preenchendo formulário
específico em anexo a ser entregue no Edifício Sede do SENAI (SIA Trecho 02,
Lote 1.125).
Em
caso de desistência temporária, o candidato
renuncia à sua classificação e passa a posicionar-se em último lugar na lista
dos aprovados, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar no
período de vigência do processo seletivo público. Neste caso, o candidato terá
uma única oportunidade de aceitar uma nova oferta, sendo assim considerada
desistência definitiva do processo.
A admissão no cargo fica condicionada à
aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo serviço médico do SESI/SENAI
e ao atendimento das condições constitucionais e legais.
O candidato aprovado poderá ser lotado
12.3. Serão
desclassificados do Processo Seletivo os candidatos aprovados que não
apresentarem, no prazo estipulado pelo SENAI/DR/DF, a documentação exigida para
fins admissionais.
12.4. A validade deste
Processo Seletivo será de 1 (um) ano, a partir da data da publicação de seu
resultado final.
12.5. Poderão se inscrever
para participar do Processo Seletivo os empregados do SENAI/DR/DF que tenham
interesse e que atendam a todos os
pré-requisitos exigidos deste Edital, desde que:
a) estejam
atualmente em efetivo exercício, não se encontrando afastado de suas funções
por qualquer tipo de licença; e
b) não
possuam advertências graves ou suspensões em sua ficha funcional.
12.6. O SENAI/DR/DF, por
decisão motivada e justificada, poderá revogar ou anular o presente Processo
Seletivo, no todo ou em parte, bem como alterar os quantitativos de vagas
constantes no item 2 e/ou a média de nota de corte, para mais ou para menos.
12.7.
Os resultados finais de classificação serão publicados em
jornal de grande circulação.
12.8. Os casos omissos, bem
como as dúvidas surgidas na aplicação deste Edital, serão dirimidos pela
Diretoria de Administração e Finanças/Gerência de Recursos Humanos.
Brasília-DF, 10 de fevereiro de 2009.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Departamento Regional do Distrito Federal- SENAI/DR/DF
ANEXO I –
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ASSISTENTE PEDAGÓGICO
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
12.
Correspondências
oficiais
Noções de Informática
13.
Conceito
de internet e intranet
14.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
15. Configurações básicas do Windows
9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power
Point).
16.
Principais
navegadores para internet
17.
Correio
eletrônico
ASSISTENTE I / SECRETÁRIO ESCOLAR I
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
12.
Correspondências
oficiais
Noções de Informática
13.
Conceito
de internet e intranet
14.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
15. Configurações básicas
do Windows 9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e
Power Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito e
visual
16. Principais
navegadores para internet
17. Correio eletrônico
Conhecimentos Específicos
18. Organização e funcionamento da secretaria da escola: documentação
(professor e aluno), expedição, arquivamento
19. Matrícula, transferência e adaptação de aluno
20. Avaliação escolar e
estudos de recuperação
21. Calendário escolar,
regimento escolar e proposta pedagógica da escola
23. Educação Básica:
principais leis, decretos, pareceres e resoluções, deliberações referentes e/
ou complementares à LDB
24. Princípios gerais dos
parâmetros curriculares nacionais
25. Medidas e
dispositivos legais de proteção à criança e ao adolescente.
26. Legislação Federal e
Estadual aplicável à educação no sistema de ensino
27. Noções de
arquivologia
ASSISTENTE TÉCNICO I
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12. Fundamentos de rede:
Endereço de IP, cabeamento estruturado, dispositivos de rede: roteador, switch,
hub;
12. Windows XP/Vista:
particionamento do disco rígido, instalação e perfil do usuário; Linux:
distribuições, estrutura de diretórios e encadeamento s de comando, gerenciador
de pacote Debian); Shell básico: ifconfig, DF, Is, chmod, tar, find, grep,
mount, tail, touch, uniq Eletrônica: corrente contínua, corrente alternada;
14. Componentes eletrônicos: fusível,
diodo, capacitador, transistor e fonte de alimentação.
Inglês
15. Leitura e interpretação de textos em língua inglesa
16. Pronomes pessoais e possessivos
17. Aspectos gramaticais: uso do verbo to be
18. Artigo definido e indefinido.
19. Pronomes demonstrativos.
20. Singular e plural dos substantivos
21. Preposições
22. Identificação e localização de objetos
23. Perguntas e respostas com verbo to be
24. Verbo to be negativo e interrogativo
25. Verbo: tempo, modo, voz.
26. Gerúndio
27. Substantivos, adjetivos, advérbios e preposições
28. Conjunções
29. Posição dos advérbios
ANALISTA I / TÉCNICO
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12. Conceito de internet e intranet
13.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
14.
Configurações
básicas do Windows 9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word,
Excel e Power Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito
e visual
15.
Principais
navegadores para internet
16.
Correio
eletrônico
Conhecimentos Específicos
17. Conceitos fundamentais da arquivologia:
teoria e princípios
18. Gestão de Documentos:
19. Protocolo; Arquivo corrente e
intermediário; Avaliação de Documentos e Seleção de Documento; Plano de
Classificação; Tabela de Temporalidade; Tipologias documentais e Suportes
físicos
20. Arquivo Permanente:
21. Conceito; Arranjo; Propostas de
trabalho; Instrumento de pesquisa em arquivos permanentes e intermediários
22. Fundamentos Teóricos:
23. Política pública dos arquivos
permanentes; ações culturais e educativas; Guias; inventários e repertórios
24. Legislação Arquivística Brasileira:
25. Leis e fundamentos
26. Microfilmagem aplicada aos arquivos:
27. Política; planejamento e técnica
28. Automação aplicada aos arquivos:
29. Política; planejamento e técnicas
30. Preservação; conservação e
restauração de documentos arquivísticos:
31. Política, planejamento e técnicas
ANALISTA I / ANALISTA CONTÁBIL I
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
12.
Correspondências
oficiais
Noções de Informática
13. Conceito de internet e intranet
14.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
15. Configurações básicas do Windows
9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power
Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito e visual
16.
Principais
navegadores para internet
17.
Correio
eletrônico
Conhecimentos Específicos
Contabilidade Geral
18.
Conceito
de Contabilidade; Objeto da Contabilidade; Objetivo da Contabilidade;
Finalidades; Principais categorias de usuários; Técnicas Contábeis Básicas;
Campos de atuação da contabilidade; Aplicação da contabilidade; Pilares básicos
da contabilidade - Postulado da Entidade contábil – Postulado da Continuidade –
Princípios fundamentais da contabilidade
19.
O Patrimônio; Conceito; Aspecto qualitativo e
quantitativo do patrimônio; Representação gráfica do patrimônio; Balanços
Patrimoniais; Origens e Aplicações de Recursos; Passivo – Origem dos recursos;
Ativos; Aplicação de Recursos; Classificação dos componentes patrimoniais
Contabilidade Pública
20.
Elementos
Conceituais: Origem, conceito, campo de aplicação e legislação. Lei nº 4.320/64
e alterações posteriores
21.
Plano de Contas: Conceito, estrutura e
critérios de classificação das contas. Sistemas de Contas
22.
Orçamento:
Origem e conceito. Orçamento-programa: Conceitos básicos e legislação
pertinente. Princípios Orçamentários. Técnicas de elaboração orçamentária.
Plano Plurianual de Investimentos (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
e Lei Orçamentária Anual (LOA). Movimentação de créditos e mecanismos
retificadores do orçamento
23.
Receita e Despesa Pública: Conceitos,
classificação, estágios e legislação. Suprimento de Fundos, Restos a Pagar e
Despesas de exercícios anteriores
24.
Demonstrações
Contábeis: Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial.
Demonstração das Variações Patrimoniais
25.
Balanço
Geral: Estrutura. Legislação e prazos
26.
Sistemas
de Controle Interno e Externo: Conceito. Legislação. Auditoria. Fiscalização.
Avaliação de Gestão. Tomada e Prestação de Contas
27.
Gestão
Fiscal: Lei de Responsabilidade Fiscal – Conceitos e Noções; Crimes Fiscais.
Conceito
Contabilidade Gerencial
28.
Conteúdo
da Contabilidade Gerencial: A Contabilidade Gerencial como parte da
Contabilidade. O fornecimento de informações e de subsídios para a tomada de
decisões. As decisões de caráter corrente e as de natureza estratégica. As
avaliações de desempenho
29.
As análises alicerçadas no grau de ocupação da
entidade: A formação de resultado diante do comportamento dos custos fixos e
variáveis. A margem de contribuição por produto, cliente, modalidade de venda,
local. O ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Analise da
relação Custo-Volume-Lucro
30.
A gestão do custo: O problema dos custos
necessários e desnecessários. O gerenciamento dos custos diante da estratégia
da entidade. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição.
Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise. A cadeia de valores
como centro da análise e da avaliação dos custos
31.
As demonstrações contábeis na avaliação de
desempenho: A estrutura do Balanço Patrimonial e do Balanço de Resultados
diante da análise. O uso de quocientes e de índices e suas interpretações. As
análises de liquidez, da rotação de valores, do grau de imobilização do capital
próprio, da margem de garantia do capital de terceiros, da rentabilidade sobre
vendas e dos capitais próprios, do volume de capital de giro próprio. A
comparabilidade da análise de balanço com a análise setorial. A análise da
composição dos custos e das receitas. A alavancagem operacional e financeira.
Análise de riscos operacionais e financeiros
32.
A avaliação de empresas: A reavaliação dos
ativos e do patrimônio líquido. O fluxo de caixa descontado. O retorno de
investimento. A análise de produtividade e economicidade
33.
O orçamento e o processo decisório: Características,
conceitos, funções, tipos, dos orçamentos responsabilidade e controle
gerencial. Sistemas de custeios utilizados para gestão e decisão em orçamentos.
Processos de decisão
Noções de Direito
34.
Fontes e Hierarquia da Norma: As fontes do
Direito. Hierarquia das Leis. Divisão do Direito Público e Privado, seu
conceito e conteúdo
35.
Estado e Constituição: Estado, conceito e
elementos fundamentais. Forma de Estado, de governo, de regime, sistema
representativo e eleitoral. Constituição, conceito e noções sobre a
constituição vigente. Direito e Estado de Direito, lei e legitimidade.
Representação político-parlamentar
36.
Poderes do Estado: Poder Executivo,
Legislativo e Judiciário: função, composição, organização e prerrogativas.
Ministério Público. Tribunal de Contas
37.
A Pessoa e seus Atributos: Noções gerais e
razão de ser. Pessoa e personalidade. Pessoa Natural e Pessoa Jurídica.
Capacidade de direito e de fato
38.
Contratos: Conceito. Tipos de contrato. Seus
efeitos e eficácia. Validade. Formalização do ato jurídico
41. Crimes contra a ordem econômica:
Sonegação, Apropriação indébita, Corrupção Ativa e Passiva, Fraude, Tributária,
Falimentar, Legislação, Prescrição
39.
Tributos
e suas espécies: Impostos, Taxas, Contribuição de Melhoria e Contribuição
Social. Competência. Legislação. Princípios constitucionais do poder de
tributar, extinção, prescrição, decadência
40.
Retenções na Fonte: Isenções e Dispensa de
Retenção, Casos Especiais de Retenção, Aplicação da Tabela de Retenção conforme
IN 480/2004 e suas alterações, Aplicação da Tabela de Retenção conforme IN
459/2004
41.
Imposto de Renda: Fato Gerador, Contribuintes,
Base de Calculo, Alíquotas, IRRF sobre serviços prestados por pessoas físicas e
jurídicas, Lista de serviços sujeitas ao IRRF.
42.
PIS/COFINS/CSLL: Fato Gerador, Contribuintes,
Base de Calculo, Alíquotas, Lista de serviços sujeitas ao PIS/COFINS/CSLL
43.
Imposto sobre Serviços – ISS: Fato Gerador,
Contribuintes, Base de Calculo, Alíquotas, Lista de serviços sujeitas à
retenção, Obrigatoriedade
44.
Instituto
Nacional da Seguridade social – INSS: Fato Gerador, Contribuintes, Base de
Calculo, Alíquotas, INSS sobre serviços prestados por pessoas físicas e
jurídicas, Instrução Normativa nº 03/2005, lista de Retenção do INSS
ANALISTA I / ANALISTA DE SISTEMA E SUPORTE I
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Conhecimentos
Específicos
Microsoft ASP.NET
12. Lógica de programação
13. Programação SQL: SELECT,INSERT, DELETE e UPDATE
14. Web Form
15. Tracing em Aplicações ASP.NET
16. User Controls
17. ADO.NET
18. Stored Procedures
19. XML
20. Web Service
21. Web Application
Infra-estrutura
22. Fundamentos de rede
23. Active Directory
24. Políticas de Diretivas de grupo (GPO)
25. Sistema de Arquivos Distribuídos (DFS)
26. Serviço de Atualização do Servidor Windows (WSUS)
27. Servidor DHCP
28. Servidor DNS
Microsoft SQL
29. Banco de Dados: Conceitos Básicos
30. Abordagem Relacional
31. Modelo Entidade-Relacionamento
32. Normalização
33. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados: Conceitos Para
Projetar O Banco De Dados
34. Linguagem SQL Microsoft SQL Server 2005;
35. Administração De Banco de Dados Microsoft SQL Server
2005
Inglês
36. Leitura e interpretação de textos em língua inglesa
37. Pronomes pessoais e possessivos
38. Aspectos gramaticais: uso do verbo to be
39. Artigo definido e indefinido.
40. Pronomes demonstrativos.
41. Singular e plural dos substantivos
42. Preposições
43. Identificação e localização de objetos
44. Perguntas e respostas com verbo to be
45. Verbo to be negativo e interrogativo
46. Verbo: tempo, modo, voz.
47. Gerúndio
48. Substantivos, adjetivos, advérbios e preposições
49. Conjunções
50. Posição dos advérbios
Analista de Organização II / Analista de Tecnologia (Vendas)
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12.
Conceitos
básicos e modo de utilização de tecnologias aplicativos e procedimentos de
informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e software.
13.
Conceitos
de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação
de periféricos.
14.
Principais
aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material
escrito, visual e sonoro.
15. Sistema operacional Windows XP.
16. Conceitos de protocolos (FTP, http,
HTTPS) e Word Wide Web
ANALISTA DE ORGANIZAÇÃO
II / ANALISTA DE TECNOLOGIA (CERTIFICAÇÕES)
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Informática
12. Conceitos
básicos e modo de utilização de tecnologias aplicativos e procedimentos de
informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e software.
13. Conceitos de
organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de
periféricos.
14. Principais
aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material
escrito, visual e sonoro.
15. Sistema
operacional Windows XP.
16. Conceitos de
protocolos (FTP, http, HTTPS) e Word Wide Web
Inglês
17. Leitura e interpretação de textos em língua inglesa
18. Pronomes pessoais e possessivos
19. Aspectos gramaticais: uso do verbo to be
20. Artigo definido e indefinido.
21. Pronomes demonstrativos.
22. Singular e plural dos substantivos
23. Preposições
24. Identificação e localização de objetos
25. Perguntas e respostas com verbo to be
26. Verbo to be negativo e interrogativo
27. Verbo: tempo, modo, voz.
28. Gerúndio
29. Substantivos, adjetivos, advérbios e preposições
30. Conjunções
31. Posição dos advérbios
PSICÓLOGO ESCOLAR
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12.
Conceito
de internet e intranet
13.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
14.
Configurações
básicas do Windows 9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word,
Excel e Power Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito
e visual
15.
Principais
navegadores para internet
16.
Correio
eletrônico
Conhecimentos
Específicos
17.
Teorias
de aprendizagem e desenvolvimento (Piaget, Vygotsky e Wallon)
18.
Gestão
de Pessoas
19.
Análise
Institucional
20.
Gestão
de sala de aula
21.
Desenvolvimento
da Psicologia Escolar no Brasil: origens, atualidades e perspectivas
22.
Psicólogo
escolar: função preventiva da atuação do psicólogo escolar; competências e
habilidades para o trabalho na escola e na comunidade, numa perspectiva intra e
interdisciplinar
23.
Psicologia
Escolar – o foco no processo de ensinar e aprender
24.
Aprendizagem
da leitura e escrita – o aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem
25.
Aspectos
relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas
26.
O
cotidiano da sala de aula e o universo afetivo e sociocultural da criança
27.
Motivação
da aprendizagem
28.
Estratégias
de aprendizagem – conhecimento sobre o conceito e o desenvolvimento de
estratégias de aprendizagem com alunos/ professores/ família, de modo a
favorecer o processo de aprendizagem
29.
Necessidades
especiais na aprendizagem
30.
Alternativas
de intervenção diagnóstica: jogos e dinâmicas grupais
31.
Orientação
profissional e vocacional
32.
Pesquisa
psicoeducacional – planejamento e execução de pesquisas relacionadas às
características psicossociais da clientela (professor, aluno, diretor e
técnicos)
33.
Prevenção
e a reabilitação de problemas psicoeducacionais
34.
Planejamento,
execução e avaliação de projetos de capacitação para professores,
administradores e equipe técnica
35.
Interação
Escola/Família/Comunidade
36.
Atuação
preventiva quanto às questões de sexualidade, violência e a problemática das
drogas
37.
Sucesso
e Fracasso Escolares
38.
Formação
de Professores
39.
Aspectos
Afetivos, Cognitivos e Sociais Envolvidos no Processo de Ensino-Aprendizagem
40.
Os
processos que constituem o cotidiano escolar e suas influências na
escolarização de crianças, jovens e adultos: o caso brasileiro
TÉCNICO DE EDUCAÇÃO (COORDENADOR PEDAGÓGICO)
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12. Conceito de internet e intranet
13.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
14.
Configurações
básicas do Windows 9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word,
Excel e Power Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito
e visual
15.
Principais
navegadores para internet
16.
Correio
eletrônico
Conhecimentos Específicos
17. Gestão da Proposta Pedagógica
18.
Currículo
Escolar
19.
Gestão
de sala de aula
20.
Construção
de projetos pedagógicos da escola
21.
Teorias
de aprendizagem e desenvolvimento (Piaget, Vygotsky e Wallon)
22.
Aprendizagem
por competência e ciclos de aprendizagem (Perrenoud)
23.
Parâmetros
Curriculares Nacionais
24.
Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica
25.
Referencial
Curricular do Ensino Fundamental
26.
Gestão
do processo de ensino e aprendizagem e a utilização dos indicadores
educacionais (IDEB, SAEB, Prova Brasil, ENEM, PAS) e sociais na construção de
ações de melhoria da aprendizagem
27.
Avaliação
escolar
28.
Processo
pedagógico por meio de planejamento, estratégia, execução e avaliação
29.
Sucesso
e Fracasso Escolares
30.
Aspectos
relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas
31.
Formação
de Professores
32.
Lei
nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional), em sua redação atual
TÉCNICO DE EDUCAÇÃO (ORIENTADOR EDUCACIONAL)
Língua Portuguesa
1.
Compreensão
e interpretação de textos
2.
Tipologia
textual
3.
Ortografia
oficial
4.
Acentuação
gráfica
5.
Emprego
das classes de palavras
6.
Emprego
do sinal indicativo de crase
7.
Sintaxe
da oração e do período
8.
Pontuação
9.
Concordância
nominal e verbal
10.
Regência
nominal e verbal
11.
Significação
das palavras
Noções de Informática
12.
Conceito
de internet e intranet
13.
Principais
aplicativos comerciais utilizados para: edição de textos e planilhas, geração
de material escrito, visual e sonoro
14.
Configurações
básicas do Windows 9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word,
Excel e Power Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito
e visual
15.
Principais
navegadores para internet
16.
Correio
eletrônico
Conhecimentos Específicos
17. Teorias de aprendizagem e
desenvolvimento (Piaget, Vygotsky e Wallon)
18.
Gestão
de sala de aula
19.
Aprendizagem
da leitura e escrita – o aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem
20.
Aspectos
relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas
21.
O
cotidiano da sala de aula e o universo afetivo e sociocultural da criança
22.
Motivação
da aprendizagem
23.
Medidas
e dispositivos legais de proteção à criança e ao adolescente.
24.
Estratégias
de aprendizagem – conhecimento sobre o conceito e o desenvolvimento de
estratégias de aprendizagem com alunos/ professores/ família, de modo a
favorecer o processo de aprendizagem
25.
Orientação
profissional e vocacional
26.
Interação
Escola/Família/Comunidade
27.
Atuação
preventiva quanto às questões de sexualidade, violência e a problemática das
drogas
28.
Sucesso
e Fracasso Escolares
29.
Aspectos
Afetivos, Cognitivos e Sociais Envolvidos no Processo de Ensino-Aprendizagem
30.
Os
processos que constituem o cotidiano escolar e suas influências na
escolarização de crianças, jovens e adultos: o caso brasileiro
TÉCNICO DE EDUCAÇÃO (DIRETOR ESCOLAR)
Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de textos
2. Tipologia textual
3. Ortografia oficial
4. Acentuação gráfica
5. Emprego das classes de palavras
6. Emprego do sinal indicativo de crase
7. Sintaxe da oração e do período
8. Pontuação
9. Concordância nominal e verbal
10. Regência nominal e verbal
11. Significação das palavras
Noções de Informática
12. Conceito de internet e intranet
13. Principais aplicativos comerciais utilizados
para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e
sonoro
14. Configurações básicas do Windows
9x/ME/XP/2000. Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power
Point). Edição de textos e planilhas, geração de material escrito e visual
15. Principais navegadores para internet
16. Correio eletrônico
Conhecimentos Específicos
17. Gestão da Proposta
Pedagógica
18. Gestão da Educação e
da Escola
19. Gestão da educação no
Brasil e seus desafios atuais
20. Gestão do processo de
ensino e aprendizagem e a utilização dos indicadores educacionais (IDEB, SAEB,
Prova Brasil, ENEM, PAS) e sociais na construção de ações de melhoria da
aprendizagem
21. Avaliação
institucional
22. Gestão de Recursos
Humanos
23. Aspectos legais da
Organização e Administração Escolar
24. Orientações básicas
para a gestão escolar financeira
25. Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em sua
redação atual
ANEXO III – REQUERIMENTO – PORTADOR DE
DEFICIÊNCIA
Eu,
_________________________________________________, CPF
nº__________________________, candidato (a) ao cargo de _______________________________________,
no Processo Seletivo nº 001/2009 do SENAI – DEPARTAMENTO REGIONAL DO DISTRITO
FEDERAL, venho REQUERER vaga
especial como PORTADOR DE DEFICIÊNCIA e apresentar LAUDO MÉDICO com a respectiva Classificação Internacional de
Doenças (CID-10), anexando os documentos abaixo:
Tipo de deficiência de que é portador:
______________________,
Código correspondente da Classificação Internacional de
Doença (CID): ___________________________________
Nome do Médico Responsável pelo laudo:
_______________________________________________
(OBS: não serão
considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visuais passíveis de
correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres).
Dados especiais para
aplicação das PROVAS: marcar com X no quadrículo, caso necessite de Prova
Especial ou não. Em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário.
NÃO NECESSITA de PROVA ESPECIAL e/ou de TRATAMENTO
ESPECIAL.
NECESSITA de PROVA e/ou de CUIDADO ESPECIAL
(discriminar abaixo qual o tipo de prova e/ou de cuidado especial).
_________________________________________________________________________________
Data:
______/__________/___________
______________________________________________
Assinatura do Candidato (a)