CONSELHO REGIONAL
DE QUÍMICA – XIV REGIÃO
EDITAL
nº 01/2009 DO CONCURSO PÚBLICO 01/2009 – CRQ-XIV, DE 04 DE MARÇO DE 2009 –
ABERTURA
Avelino Pereira Cuvello, presidente do Conselho
Regional de Química – XIV Região, no uso de suas atribuições
legais, mediante as condições estipuladas neste Edital, em conformidade com a
Constituição Federal e demais disposições atinentes à matéria, TORNA PÚBLICA a realização do CONCURSO PÚBLICO, sob regime da
Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para provimento de vagas e formação de cadastro reserva do
Quadro de Pessoal do CRQ-XIV.
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Concurso
Público será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade
Social.
1.2. A seleção destina-se
ao provimento das vagas existentes no quadro de funcionários do CRQ-XIV,
de acordo com a Tabela do item 1.6. e, ainda, das que surgirem no decorrer do
prazo de validade do Concurso Público, que é de 2 (dois) anos, prorrogável por
igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério do
CRQ-XIV.
1.3. A seleção para os cargos de que se trata este Edital
compreenderá exame intelectual, de caráter classificatório e eliminatório, para
aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva para
todos os cargos.
1.4. A contratação
para todas as vagas informadas no item 1.6. será feita de acordo com as necessidades e
a conveniência de contratação do CRQ-XIV.
1.5. Além das vagas ofertadas abaixo, o presente Concurso Público servirá para
formação de cadastro reserva sem oferecimento de vagas, sendo a contratação e o
preenchimento de vagas decorrentes de sua vacância durante o período de
validade referenciado no item 1.2.
1.6.
Tabela
de Cargos, Locais de Trabalho, Carga Horária, Salários, Vagas oferecidas,
Escolaridades e Taxas de Inscrição:
Nível
Fundamental |
Cidade de Lotação |
Salário |
Jornada de |
Vagas(**) |
Taxa |
||
Cod |
Cargo |
Inicial(*) |
Trabalho |
Efetivas |
Reservas |
Inscrição |
|
100 |
Auxiliar de Serviços Gerais |
Manaus-AM |
R$ 634,09 |
40h |
1 |
10 |
R$ 30,00 |
Nível Médio |
Cidade de Lotação |
Salário |
Jornada de |
Vagas(**) |
Taxa |
||
Cod |
Cargo |
Inicial(*) |
Trabalho |
Efetivas |
Reservas |
Inscrição |
|
200 |
Agente Administrativo |
Manaus-AM |
R$ 884,54 |
40h |
2 |
4 |
R$ 40,00 |
201 |
Agente Administrativo |
Rio Branco-AC |
R$ 884,54 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
202 |
Agente Administrativo |
Boa Vista-RR |
R$ 884,54 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
203 |
Agente Administrativo |
Cacoal-RO |
R$ 884,54 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
204 |
Agente Administrativo |
Porto Velho-RO |
R$ 884,54 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
205 |
Agente Fiscal |
Manaus-AM |
R$ 959,75 |
40h |
2 |
4 |
R$ 40,00 |
206 |
Agente Fiscal |
Rio Branco-AC |
R$ 959,75 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
207 |
Agente Fiscal |
Boa Vista-RR |
R$ 959,75 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
208 |
Agente Fiscal |
Cacoal-RO |
R$ 959,75 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
209 |
Agente Fiscal |
Porto Velho-RO |
R$ 959,75 |
40h |
1 |
2 |
R$ 40,00 |
210 |
Porteiro |
Manaus-AM |
R$ 746,79 |
40h |
- |
3 |
R$ 40,00 |
211 |
Motorista |
Manaus-AM |
R$ 884,54 |
40h |
- |
3 |
R$ 40,00 |
Nível Superior |
Cidade de Lotação |
Salário |
Jornada de |
Vagas(**) |
Taxa |
||
Cod |
Cargo |
Inicial(*) |
Trabalho |
Efetivas |
Reservas |
Inscrição |
|
300 |
Administrador |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
- |
2 |
R$ 50,00 |
301 |
Analista de Sistemas |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
- |
2 |
R$ 50,00 |
302 |
Assistente Administrativo |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
1 |
3 |
R$ 50,00 |
303 |
Bibliotecário |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
- |
2 |
R$ 50,00 |
304 |
Contador |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
- |
2 |
R$ 50,00 |
305 |
Jornalista |
Manaus-AM |
R$ 1.443,60 |
40h |
- |
2 |
R$ 50,00 |
Benefícios:
vale-transporte,vale-refeição e assistência médica.
** Cadastro Reserva: havendo necessidade, serão convocados mais candidatos por ordem de classificação,
durante o período de validade do concurso.
1.7. A
comprovação da escolaridade e dos demais pré-requisitos serão exigidos no ato
da contratação do candidato aprovado.
1.7.1. Para os cargos de nível médio a comprovação da escolaridade se dará por
meio da apresentação do certificado de conclusão do ensino médio expedido por
instituição de ensino credenciada pelo órgão competente.
1.7.2. Para os aprovados aos cargos de nível superior a comprovação se dará por
meio da apresentação do diploma, expedido por instituição de ensino reconhecida
pelo MEC.
1.8. Os candidatos aprovados e admitidos submeter-se-ão ao período de experiência
de 90 (noventa) dias, conforme previsto no parágrafo único do art. 445 da CLT,
e ao estágio probatório previsto no art. 41 da CF/88.
1.9. Passado o período de experiência sem a ocorrência de fato que desabone
sua conduta e avaliado o seu desempenho e adaptação ao cargo, o candidato
admitido terá seu contrato de trabalho convertido em contrato por prazo
indeterminado, observadas as disposições legais aplicáveis ao estágio
probatório, até o fim do período de 3 (três) anos, contados desde a sua admissão.
1.10. Os candidatos admitidos sujeitar-se-ão aos direitos e deveres
estabelecidos no plano de empregos e salários do CRQ-XIV e terão direito aos
benefícios legais e àqueles que já sejam concedidos indistintamente a todos os
atuais funcionários do CRQ-XIV, nas mesmas condições até então praticadas,
quais sejam plano de saúde e de assistência odontológica co-participativos e
extensivos aos dependentes, e auxílio-alimentação.
1.11. O salário inicial será o vigente para o primeiro nível da carreira correspondente
ao cargo no Plano de Cargos do CRQ-XIV, na data da contratação do candidato.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. A inscrição no Concurso Público
implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação pelo candidato das
condições estabelecidas neste Edital.
2.2. As inscrições para o concurso do CRQ-XIV serão realizadas somente via internet.
2.3. Da
Inscrição via Internet
2.3.1. Período: das 10h de 09/03/2009 às 12h de 24/04/2009, considerando-se o
horário de Brasília.
2.3.2. Site:
www.quadrix.org.br
2.3.3. O INSTITUTO QUADRIX não se responsabiliza por solicitação de
inscrição via internet e não recebida
por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamentos das linhas ou outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
2.3.4. Após o preenchimento do formulário
eletrônico, o candidato deverá imprimir o documento correspondente ao pagamento
da taxa de inscrição. Este será o seu registro provisório de inscrição.
2.3.5. O pagamento da taxa de inscrição
feita pela internet deverá ser
efetuado em qualquer banco da rede bancária, no horário de expediente bancário,
até o dia 24 de abril de 2009,
com o boleto bancário impresso (não
será aceito pagamento por meio de depósito em conta ou agendamento).
2.3.6. O INSTITUTO QUADRIX, em nenhuma hipótese, processará qualquer
registro de pagamento com data posterior ao dia 24 de abril de 2009.
2.3.7. As solicitações de inscrições
realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.
2.3.8. O candidato terá sua inscrição
homologada somente após o recebimento, pelo INSTITUTO QUADRIX, através do banco, da confirmação do pagamento de
sua taxa de inscrição, no valor estipulado no item 1.6.
2.3.9. Para efetivar sua inscrição, é
imprescindível que o candidato possua número de Cadastro de Pessoa Física (CPF)
regularizado.
2.3.10. O candidato que não possuir CPF
deverá solicitá-lo nos postos credenciados: Banco do Brasil, Caixa, Correios ou
Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número antes
do término do período de inscrições.
2.3.11. Terá sua inscrição cancelada e será
automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que utilizar o CPF de
outra pessoa.
2.3.12. O candidato inscrito via internet NÃO deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de
inscrição, sob as penas da lei.
3. DA INSCRIÇÃO PARA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
3.1. Às pessoas portadoras de
necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente
Concurso Público, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a
deficiência de que são portadores. Para tais pessoas não haverá reserva de
vagas, em função da quantidade de vagas ofertadas no presente concurso, de
maneira que concorrerão igualmente com os demais candidatos.
3.2. Para concorrer a uma das vagas de Auxiliar ou Assisitente
Administrativo, o candidato deverá, no ato da inscrição, declarar-se portador
de deficiência. Os candidatos que não se declararem portadores de deficiência
participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais
candidatos.
3.3. As pessoas portadoras de deficiência,
resguardadas as condições especiais previstas na legislação própria,
participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais
candidatos, no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à
avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das
provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.
3.4. A publicação do resultado final do
Concurso Público será feita em uma lista, contendo a pontuação de todos os
candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência.
3.5. As pessoas portadoras de
deficiência, após efetivada a inscrição, via internet, deverão postar até 24 de abril de 2009, via SEDEX, ao endereço do INSTITUTO QUADRIX DE TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: CLN 113, Bloco C, Salas 109 e 110,
Asa Norte, CEP: 70.763-530 –
Brasília-DF, os seguintes documentos:
a) laudo médico original (ou cópia autenticada), expedido no
prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a
espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como à
provável causa da deficiência de que são portadores; e
b) requerimento, constando o
tipo de deficiência e a necessidade de prova especial, se for o caso (conforme
modelo Anexo III deste Edital). Caso o candidato não encaminhe o laudo médico e
o respectivo requerimento, até o prazo determinado, não será considerado como
deficiente apto para concorrer às vagas disponíveis, mesmo que tenha assinalado
tal opção na Ficha de Inscrição.
3.6. O envio da documentação incompleta, fora do prazo acima
definido ou por outra via diferente do SEDEX ou AR, causará o indeferimento do
seu pedido de inscrição como portador de deficiência e fará com que o candidato
participe do Concurso Público em igualdade de condições com os demais
candidatos.
3.7. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência e
forem convocados para a comprovação de requisitos, deverão submeter-se à
perícia médica promovida por equipe multiprofissional designada pelo CRQ-XIV, que terá decisão sobre a sua
qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre o grau de
deficiência incapacitante para o exercício do cargo.
3.8. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos
de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com
expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de
Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência.
3.9. O candidato portador de deficiência poderá solicitar
atendimento especializado para a realização das provas, conforme previsto no
artigo 40, parágrafos 1º e 2º do Decreto Federal nº 3.298 de 20 de dezembro de
1999, devendo solicitá-lo, por escrito, no ato de inscrição.
3.10. Não serão considerados como
deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do
tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.
3.11. Os candidatos que não atenderem, dentro do prazo do período das
inscrições, aos dispositivos mencionados no item 3 e seus subitens serão
considerados como NÃO portadores de
deficiência e não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo
alegado.
4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO
4.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá
certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para concorrer às
vagas disponíveis. Em nenhuma hipótese haverá restituição da taxa de inscrição,
salvo se for cancelada a realização do Concurso Público, no todo ou em parte,
por motivos relevantes, quer por decisão do CRQ-XIV, quer por decisão judicial.
4.1.1. Na eventualidade de cancelamento do certame, pelos motivos
referidos no item 4.1., o CRQ-XIV e
o INSTITUTO QUADRIX não serão
responsabilizados por eventuais prejuízos causados aos candidatos.
4.2. Não haverá isenção total ou parcial do valor
da taxa de inscrição, exceto para o candidato que se declarar impossibilitado de arcar
com o pagamento dessa taxa e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 930,00 (novecentos e
trinta reais).
4.2.1. O interessado que preencher os requisitos do
subitem anterior e desejar isenção de pagamento da taxa
de inscrição neste concurso deverá preencher o requerimento de “Declaração de Hipossuficiência Financeira” disponibilizado no site do
Instituto, juntamente com cópia
autenticada dos documentos comprobatórios de sua condição, citados no subitem
4.2.2 e 4.2.3 e encaminhar todos os documentos, impreterivelmente no período de
4.2.2. Deverão ser entregues como
comprovantes de renda os seguintes documentos:
a) comprovar condição de desempregado e
não estar recebendo seguro-desemprego, por meio da apresentação de cópia
autenticada, em Cartório, da página de identificação da Carteira de Trabalho e
Previdência Social (CTPS), com nº e série, e cópia da página de contrato de
trabalho que identifique as datas de admissão e de demissão do último emprego;
b) comprovar consumo mensal de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse
100 (cem) kWh, mediante a apresentação de cópia autenticada das últimas três
contas, as quais deverão apresentar o mesmo endereço do candidato, conforme
indicado na ficha de solicitação de inscrição, ou no formulário de solicitação
de inscrição on line; c) no caso de servidores públicos: contracheque atual; d) no caso de
autônomos: declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a
contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e
recibo de pagamento autônomo (RPA).
4.2.3. Além da
apresentação dos documentos necessários à comprovação da renda familiar, o candidato
deverá entregar cópia autenticada dos seguintes documentos: a) documento de
identidade do requerente; b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente; c)
comprovante de residência (conta atualizada de energia elétrica, de água ou de
telefone fixo); d) certidão de óbito de pai(s) e(ou) mantenedor(es), quando for
o caso.
4.2.4. As
informações prestadas no requerimento de isenção e a documentação apresentada
serão de inteira
responsabilidade do candidato, respondendo este por qualquer falsidade.
4.2.5. Não será
concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las
inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar
documentação;
c) pleitear a isenção, sem
apresentar cópia autenticada, ou cópia simples acompanhadas dos originais, dos documentos previstos nos
subitens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3; e
d) não observar o local, o prazo e
os horários estabelecidos no subitem 4.2.1.
4.2.6. No caso da alínea “b” do
item 4.2.5, o candidato terá sua
situação informada à autoridade policial competente para as providências
cabíveis.
4.2.7. Não será
permitida, após a entrega do requerimento de isenção e dos documentos
comprobatórios, a complementação da documentação, bem como revisão.
4.2.8. Não será
aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via fax ou via correio eletrônico.
4.3. Ao término da
apreciação dos requerimentos de isenção de taxa de inscrição e dos respectivos
documentos, o Instituto Quadrix de
Tecnologia e Responsabilidade Social divulgará, no endereço eletrônico: www.quadrix.org.br, em 20 de março
de
4.3.1.
O
interessado que não tiver seu pedido de isenção de taxa de inscrição deferido e
que não efetuar a inscrição na forma estabelecida no subitem 4.3 deste Edital
estará automaticamente excluído do Concurso Público.
4.4. São considerados documentos de identidade: carteiras
expedidas pela Secretaria da Justiça e Segurança (SJS) e/ou Secretaria de
Segurança Pública, pelos Ministérios Militares e pelos Corpos de Bombeiros
Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício
profissional (Ordens, Conselhos); passaporte, certificado de reservista,
carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras
funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como
identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente no
caso do modelo novo, aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de
setembro de 1997).
4.5. Não serão aceitos como documentos de identidade: CPF,
certidão de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo
antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais, sem valor de identidade,
nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados.
4.6. É vedada a inscrição condicional, extemporânea, via fax, via
postal ou via correio eletrônico.
4.7. O candidato deverá efetuar uma ÚNICA inscrição no Concurso
Público. Em caso de mais de uma inscrição, será considerada a mais recente.
4.8. As informações prestadas no formulário de inscrição ou na
solicitação de inscrição via internet
serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo ao INSTITUTO QUADRIX o direito de excluir
do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa e
correta.
4.9. O candidato deverá obrigatoriamente preencher de forma
completa o campo referente ao nome e endereço, bem como deverá informar o CEP correspondente à sua residência.
4.10. O candidato que necessitar de qualquer tipo de cuidado
especial para a realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato
da inscrição, indicando claramente no formulário de inscrição ou na solicitação
de inscrição via internet quais os
recursos especiais necessários (materiais, equipamentos).
4.11. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a
realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala
reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A
candidata que não levar acompanhante não
fará as provas.
4.12. A solicitação de condições especiais será atendida
obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.
4.13. O comprovante de inscrição
estará disponível no site: www.quadrix.org.br, a
partir de 27 de abril de 2009, sendo de responsabilidade exclusiva do
candidato a obtenção desse documento.
4.13.1 O comprovante de inscrição constará as informações de Dia,
Local e Sala de prova. É de inteira responsabilidade do candidato a obtenção
deste documento.
4.13.2 Em caso de não confirmação de inscrição, o
candidato deverá entrar em contato com o Instituto
Quadrix por meio do telefone: (61)
3963.4717, de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
4.14. A confirmação de inscrição terá a informação do local e o horário de
realização das provas, o que não desobriga o candidato do dever de observar o
edital a ser publicado.
4.15. A confirmação de inscrição recebida
pelo candidato é meramente informativa e, ainda que extraviada ou por qualquer
motivo não recebida, não desobriga o candidato do dever de acompanhar a
convocação para as provas no site: www.quadrix.org.br.
4.16. Os eventuais erros de digitação de
nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento e outros
deverão ser corrigidos somente no dia das respectivas provas em formulário
específico, que será entregue na sala de prova.
4.17. Não serão
fornecidas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de
realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e
os comunicados a serem divulgados no site: www.quadrix.org.br.
5. DAS PROVAS
5.1. Será realizada prova objetiva
composta de questões de múltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) alternativas
para escolha de uma única resposta correta, com o grau de dificuldade
compatível ao nível de escolaridade mínimo exigido e ao conteúdo programático
expresso no Anexo II, e de acordo com as
especificações a seguir:
5.1.1. Nível
Fundamental
DISCIPLINA |
N° Questões |
Peso |
Pontos |
Língua Portuguesa |
10 |
2 |
20 |
Matemática |
10 |
2 |
20 |
Conhecimentos Específicos |
20 |
3 |
60 |
Total
da Prova Objetiva |
40 |
|
100 |
5.1.2. Nível Médio
DISCIPLINA |
N° Questões |
Peso |
Pontos |
Língua Portuguesa |
10 |
2 |
20 |
Raciocínio Lógico |
10 |
2 |
20 |
Informática |
10 |
2 |
20 |
Conhecimentos Específicos |
20 |
2 |
40 |
Total da Prova Objetiva |
50 |
|
100 |
5.1.3. Nível Superior
DISCIPLINA |
N° Questões |
Peso |
Pontos |
Língua
Portuguesa |
10 |
2 |
20 |
Raciocínio Lógico |
10 |
2 |
20 |
Informática |
10 |
2 |
20 |
Conhecimentos
Específicos |
20 |
2 |
40 |
Total da Prova
Objetiva |
50
|
|
100
|
5.2. A duração da prova objetiva será de 4 (quatro) horas.
5.3.
Questões semelhantes poderão estar presentes em
provas para preenchimento de cargos diferentes, devido ao mesmo requisito de
nível de escolaridade.
6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1. As provas objetivas ocorrerão nas cidades de Manaus-AM, Boa Vista-RR, Cacoal-RO, Porto
Velho-RO e Rio Branco-AC, com data prevista para o dia 15/05/2009, em locais que serão divulgados oportunamente na internet nos sites: www.crq14.org.br
e www.quadrix.org.br.
6.1.1. A data da prova é sujeita à
alteração.
6.2. Ao candidato só será
permitida a participação das provas, na respectiva data, horário e local
constantes da confirmação de inscrição ou, ainda, nos sites: www.crq14.org.br e www.quadrix.org.br.
6.3. Será vedada a realização das provas
fora do local designado.
6.4. O candidato deverá comparecer ao
local designado para a prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora, munido
de:
a) confirmação de inscrição;
b) original de um dos documentos de
identidade relacionados no item 4.4. e que foi utilizado para sua inscrição no
presente Concurso Público; e
c) caneta esferográfica de tinta preta
ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.
6.5. A confirmação de inscrição não terá
validade como documento de identidade.
6.6. Não serão aceitos protocolos nem
cópias dos documentos citados, ainda que autenticados, ou quaisquer outros
documentos diferentes dos acima definidos.
6.7. Os documentos apresentados deverão
estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato
com clareza.
6.8. A identificação especial
será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente
dúvidas referentes à fisionomia ou à assinatura do portador.
6.9. Não será
permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem
a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações,
réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
6.9.1. No dia de
aplicação das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer nos locais das provas, com armas ou
aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data
bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop,
receptor, gravador e outros). Caso o candidato leve alguma arma e/ou algum
aparelho eletrônico, estes deverão ser recolhidos pela Coordenação. O
descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato,
constituindo tentativa de fraude.
6.9.2. O INSTITUTO QUADRIX não se
responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos
eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles
causados.
6.10. Não haverá segunda chamada, seja
qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.
6.11. No dia da realização das provas, na
hipótese de o candidato não constar nas listagens oficiais relativas aos locais
de prova, o INSTITUTO QUADRIX
procederá à inclusão do referido candidato, por meio de preenchimento de
formulário específico com a apresentação de documentos pessoais e do
comprovante de pagamento.
6.11.1. A inclusão de que trata o item
6.11. será realizada de forma condicional e será confirmada pelo INSTITUTO QUADRIX, com o intuito
de verificar a pertinência da referida inclusão.
6.11.2. Constatada a improcedência da
inscrição de que trata o item 6.11., a mesma será automaticamente cancelada sem
direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados
nulos todos os atos dela decorrentes.
6.12. O candidato deverá assinalar as
respostas das questões objetivas na folha de respostas, preenchendo os alvéolos,
com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O preenchimento da folha de
respostas, único documento válido para a correção da prova, será de inteira
responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as
instruções especificadas, contidas na capa do caderno de prova e na folha de
respostas.
6.13. Em hipótese alguma, haverá
substituição da folha de resposta por erro do candidato.
6.14. Os prejuízos advindos de marcações,
feitas incorretamente na folha de respostas, serão de inteira responsabilidade
do candidato.
6.15. Não serão computadas questões não
respondidas, nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma
delas esteja correta), emenda ou rasura, ainda que legível.
6.16. Iniciadas as provas, nenhum
candidato poderá retirar-se da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos.
6.17. Ao terminar a prova, o candidato
entregará ao fiscal a folha de respostas e o caderno de prova, cedidos para a
execução da prova.
6.18. O candidato
somente poderá retirar-se do local de realização das provas, levando consigo o
caderno de prova, após 2 (duas) horas do
início da prova.
6.19. Os três
últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair
juntos do recinto, após a aposição em Ata de suas respectivas assinaturas.
6.20. Será terminantemente vedado ao candidato copiar
seus assinalamentos feitos no cartão de respostas da prova objetiva.
6.21. Será, automaticamente, excluído do
Concurso Público o candidato que:
a) apresentar-se após o fechamento dos
portões ou fora dos locais predeterminados;
b) não apresentar o documento de
identidade exigido no item 4.2. deste Edital;
c) não
comparecer a qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado;
d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento
do fiscal;
e) for surpreendido em comunicação com
outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro
meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou estiver
utilizando livros, notas, impressos não permitidos e calculadoras;
f) estiver portando durante as provas
qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
g) lançar mão de meios ilícitos para
executar as provas, seja qual for;
h) não devolver a folha de respostas;
e
i) perturbar, de qualquer modo, a
ordem dos trabalhos ou ser descortês com qualquer dos examinadores, executores
e seus auxiliares ou autoridades presentes.
6.22. Nos dias de realização das provas,
não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação desta e/ou
pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos
critérios de avaliação e de classificação.
7. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
7.1. A prova objetiva será
avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter eliminatório e
classificatório.
7.2. Será
considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 40% (quarenta por cento) da prova.
7.3. Não haverá, em hipótese
alguma, vista de prova.
7.4. O candidato não habilitado
será excluído do Concurso Público.
8. DA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
8.1. Os candidatos serão
classificados em ordem decrescente do total de pontos.
8.2. A pontuação final do
candidato será o total de pontos obtidos na prova objetiva.
9. DO CRITÉRIO
DE DESEMPATE
9.1. Na hipótese de igualdade de
nota final, constituem-se, sucessivamente, critérios de desempate para
definição da classificação final:
a) maior pontuação na prova objetiva;
b) maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;
c) maior pontuação na prova de português; e
d) maior idade.
9.2. Persistindo o empate, a escolha será feita a partir da realização de
sorteio pelo INSTITUTO QUADRIX, com
convite à presença dos candidatos empatados e de mem
10. DOS RECURSOS
10.1. O gabarito oficial
preliminar da prova objetiva será
divulgado na internet, no site: www.quadrix.org.br e no site
do CRQ-XIV: www.crq14.org.br.
10.2. Será admitido recurso ao gabarito
oficial preliminar das provas objetivas do Concurso Público.
10.3. Os recursos poderão ser interpostos
e postados no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data da
divulgação do gabarito preliminar ou da data de divulgação dos resultados.
10.4. O recurso deverá ser formalizado e
devidamente fundamentado, mediante modelos de requerimentos específicos –
Formulário de Recurso e Justificativa de Recurso – que estarão disponíveis no site: www.quadrix.org.
10.5. O recurso deverá ser
individual, devidamente fundamentado, estar digitado ou datilografado com as
seguintes informações essenciais: nome do Concurso Público, nome do candidato,
identidade, CPF, endereço, telefone, cargo a que está concorrendo, número de inscrição
e assinatura do candidato, número da questão e questionamento.
10.6. O candidato deverá ser
claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou
intempestivo será liminarmente indeferido.
10.7. Os recursos deverão ser encaminhados, por via SEDEX, diretamente ao INSTITUTO QUADRIX DE TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL,
localizado à CLN 113, Bloco C, Salas
109 e 110, Asa Norte, CEP 70.763-530 – Brasília-DF.
10.7.1. Admitir-se-á um único recurso por
candidato, para cada evento específico.
10.8. Não serão aceitos recursos
interpostos por fac-símile, telex, telegrama, internet, ou outro meio que não seja o estabelecido no item 10.7.
acima.
10.9. A interposição dos recursos não
obsta o regular andamento do cronograma do Concurso Público.
10.10. Se o exame dos recursos resultar em
anulação de questão da prova, a pontuação correspondente a essa questão será
atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se
houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de
qualquer questão da prova, essa alteração valerá para todos os candidatos,
independentemente de terem recorrido.
10.11. O ponto relativo à questão
eventualmente anulada será atribuído a todos os candidatos.
10.11.1. Caso haja procedência de recurso
interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar a
classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou
inferior ou, ainda, poderá acarretar a desclassificação do candidato que não
obtiver nota mínima exigida para aprovação.
10.12. Após a análise de todos os
recursos interpostos, os mesmos serão divulgados no site: www.quadrix.org.
10.13. Serão conhecidos, mas
indeferidos, os recursos inconsistentes, sem fundamentação ou que expressem
mero inconformismo do candidato.
10.14. Em nenhuma hipótese serão
aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito
oficial definitivo.
10.15. A banca examinadora constitui
última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual
não caberão recursos adicionais.
11. REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO E ADMISSÃO
11.1. São requisitos básicos, a serem
apresentados na contratação:
11.1.1. estar devidamente aprovado
em todas as fases do Concurso Público e classificado dentro das vagas
estabelecidas neste Edital;
11.1.2. ter nacionalidade
11.1.3. ter no mínimo 18 (dezoito)
anos completos na data da contratação;
11.1.4. estar em dia com as o
11.1.5. se candidato do sexo
masculino, estar em dia com as o
11.1.6. apresentar comprovação de escolaridade
e/ou autorização legal para o exercício da profissão, de acordo com os
requisitos para os cargos descritos no Anexo I;
11.1.7. aptidão física e mental para
o exercício das atribuições;
11.1.8. estar devidamente habilitado
para o cargo;
11.1.9. não ter sido demitido por
justa causa do CRQ-XIV, nem ter sido despedido em virtude de adesão a Programa
de Demissão Incentivada do CRQ-XIV, nem ter sido aposentado pelo CRQ-XIV;
11.1.10. não ser ex-funcionário do
CRQ-XIV que esteja movendo qualquer ação judicial contra a instituição, seu
Presidente, Conselheiros e Diretores;
11.1.11. apresentar declaração de não
acumulação de cargos e/ou empregos públicos; e
11.1.12. cumprir as determinações deste
Edital.
11.2. A admissão dos candidatos
obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação dos candidatos habilitados
no cargo, observadas as necessidades do CRQ-XIV.
11.3. Os candidatos serão submetidos a
exames médicos que avaliarão sua capacidade para o desempenho das tarefas
pertinentes ao cargo que concorrem.
11.3.1. Os exames médicos, de caráter
eliminatório para efeito de admissão, são soberanos.
11.4. Não serão aceitos, no ato da
admissão, protocolos ou fotocópias não autenticados dos documentos exigidos.
11.5. Após a
realização das provas, o candidato habilitado se obriga a manter atualizado o
endereço perante o Conselho Regional de
Química – XIV Região: Rua Saldanha Marinho, 633, Centro – CEP: 69.010-040 –
Manaus-AM, e demais delegacias.
11.6. Caso o candidato solicite demissão
depois de admitido, será excluído da listagem de aprovados no Concurso Público.
11.7. O candidato aprovado na seleção e
convocado para a contratação terá o contrato de trabalho regido pela
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), submetendo-se à jornada de trabalho
constante do item 1.6.
11.8. Por ocasião da convocação
que antecede a contratação, os
candidatos classificados deverão apresentar documentos originais, acompanhados
de uma cópia que comprove os requisitos para provimento e que deram condições
de inscrição, estabelecidos no presente Edital.
11.8.1. A convocação de que trata
o item anterior será realizada por meio de telegrama ou carta registrada e o
candidato deverá apresentar-se ao CRQ-XIV nas datas estabelecidas pelos
mesmos.
11.8.2. Os documentos a serem apresentados na
contratação são os discriminados a seguir: Carteira de Trabalho e
Previdência Social; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título de Eleitor;
Comprovantes de Votação nas 2 (duas) últimas eleições; Certificado de
Reservista ou Dispensa de Incorporação quando do sexo masculino; Cédula de
Identidade – RG ou RNE; 2 (duas) fotos 3 x 4 coloridas, de frente e para
documento oficial; Inscrição no PIS/PASEP ou declaração de firma anterior, informando não haver feito o cadastro; Cadastro de
Pessoa Física – CPF/CIC; Comprovação de Escolaridade e/ou Autorização
Legal para o Exercício da Profissão, de acordo com os requisitos para os cargos
descritos no Anexo I; se casado (a), Certidão de Casamento;
Certidão de Nascimento dos filhos solteiros menores de 14 anos; Caderneta de
Vacinação dos filhos menores de 6 anos; Termo de Guarda e Certidão de
Nascimento do filho menor que estiver sob tutela.
11.8.3. A inexatidão das afirmativas
e/ou irregularidades dos documentos apresentados, mesmo que verificadas a
qualquer tempo, em especial na ocasião da nomeação, acarretarão a nulidade da
inscrição e na desqualificação do candidato, com todas as suas decorrências,
sem prejuízo de medidas de ordem administrativa, civil e criminal.
11.9. O candidato que não atender à convocação para a
admissão no local determinado pelo CRQ-XIV, munido de toda a
documentação, ou atendê-la, mas recusar-se ao preenchimento de vaga, será
excluído do Concurso Público, sendo o fato formalizado em Termo de Desistência
específico.
12. DAS DISPOSIÇÕES
FINAIS
12.1. O candidato
poderá obter informações so
12.2. O candidato que
desejar relatar fatos ocorridos durante a realização do Concurso deverá
fazê-lo, por escrito, ao INSTITUTO
QUADRIX DE TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE
SOCIAL, localizado à CLN 113, Bloco C,
Salas 109 e 110, Asa Norte, CEP 70.763-530 – Brasília-DF.
12.3. O candidato antes de se inscrever deverá ler o edital e sua inscrição importará
na sua concordância, irretratável, com as normas nele estabelecidas e na
aceitação de outros que vierem a ser publicados, bem como dos comunicados, e de
quaisquer outras publicações relacionadas ao presente Concurso Público.
12.4. É de inteira responsabilidade do
candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados
referentes a este Concurso Público,
os quais também serão divulgados na internet,
nos sites: www.quadrix.org.
12.5. A aprovação no Concurso Público
gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação. Durante o
período de validade do Concurso, o CRQ-XIV
reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao
interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade
orçamentária e com o número de vagas existentes.
12.6. A convocação dos candidatos
aprovados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação.
12.7. O prazo de validade do Concurso será
de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogável por igual período.
12.8. O resultado final do Concurso será
homologado pelo CRQ-XIV, publicado
na Imprensa Oficial e divulgado no site
do CRQ-XIV (www.crq14.org.br)
e no site do INSTITUTO QUADRIX (www.quadrix.org.
12.9. O candidato deverá manter atualizado
o seu endereço no INSTITUTO QUADRIX,
enquanto estiver participando do processo. Após homologação do Concurso, o
candidato deverá informar a atulização de endereço, diretamente, no CRQ-XIV. Serão de exclusiva
responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seu
endereço.
12.10. O INSTITUTO QUADRIX e o CRQ-XIV
não arcarão com quaisquer despesas de deslocamento de candidatos para a
realização das provas e/ou mudança de candidato para a investidura no cargo.
12.11. Os casos omissos serão resolvidos
conjuntamente pelo CRQ-XIV e pelo INSTITUTO
QUADRIX, no que tange à realização deste Concurso Público.
12.12. Legislação com entrada em vigor após
a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e
normativos a ele posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas do
Concurso Público.
12.13. Quaisquer alterações nas regras
fixadas neste Edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.
12.14. Caberá ao presidente do Conselho Regional
de Química – XIV Região a homologação dos resultados do Concurso
Público.
12.15. Os casos omissos ou
duvidosos serão julgados pela presidência do CRQ-XIV e pela
coordenação do Concurso.
Manaus-AM, 04 de março de 2009.
Avelino Pereira Cuvello
Presidente do Conselho Regional de Química – 14ª Região
ANEXO I
REQUISITOS E
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
NÍVEL FUNDAMENTAL
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
REQUISITOS: certificado de conclusão
do Ensino Fundamental (8a Série do 1o Grau), fornecido
por instituição de ensino credenciada pelo órgão competente.
ATRIBUIÇÕES: executar tarefas auxiliares na área de prestação de
serviços gerais, tais como: execução de limpeza, higienização do local de
trabalho e preparação e/ou distribuição de café, sucos e outras bebidas
congêneres; limpar e conservar as instalações físicas, mobiliário e
equipamentos do CRQ-XIV, mantendo o ambiente sempre higienizado, utilizando de
materiais e produtos adequados; auxiliar na execução de pequenos eventos
internos; e realizar levantamento para fins de aquisição de produtos de copa e
limpeza; executar outras atividades correlatas.
NÍVEL MÉDIO
AGENTE
ADMINISTRATIVO
REQUISITOS: certificado de
conclusão do Ensino Médio (2º grau), fornecido por Instituição de ensino
credenciado pelo órgão competente.
ATRIBUIÇÕES: executar atividades administrativas diversas,
mediante controle através de formulários, atendimento ao público, digitação,
levantamento de dados e informações para apoio a trabalhos técnicos, e outras
atividades de natureza similar, resolvendo os assuntos de sua área de atuação,
obedecendo a instruções detalhadas; executar outras atividades correlatas.
AGENTE
FISCAL
REQUISITOS: certificado de
conclusão do Ensino Médio (2º grau), fornecido por Instituição de ensino
credenciado pelo órgão competente.
ATRIBUIÇÕES: visitar as empresas da área da Química na
jurisdição do CRQ-XIV, orientando quanto às suas obrigações para com o Conselho;
fazer o levantamento das irregularidades encontradas nas empresas (falta de
Registro, falta de Químico Responsável, Certidão de Função Técnica vencida,
profissionais em débito com o CRQ-XIV, profissionais não registrados, leigos
exercendo função de técnico químico); solicitar a empresa e aos profissionais
nela lotados o registro no Conselho juntamente com o comprovante de pagamento
das anuidades; efetuar o levantamento dos casos de exercício ilegal da
profissão; encaminhar os profissionais irregulares ao Conselho para
regularização; elaborar relatório de cada empresa visitada; dar cobertura à
fiscalização em toda a jurisdição do CRQ-XIV, mesmo fora do perímetro urbano;
fazer viagens de fiscalização quando o serviço assim o exigir para todo o
Estado; apresentar relatório ao Coordenador da Fiscalização, contendo cidades
previstas para visita e cidades visitadas, dia e horário de saída,
quilometragem inicial e final, gasto de combustível, empresas visitadas por
cidade; cumprir carga horária de 8h com 2h (duas horas) para almoço, ficando
obrigado a passar todos os dias na sede do Conselho no horário da conveniência
do serviço; cumprir regulamento, portarias, ordens de serviço e normas do
CRQ-XIV; executar
outras atividades correlatas.
PORTEIRO
REQUISITOS: certificado de
conclusão do Ensino Médio (2º grau), fornecido por Instituição de ensino
credenciado pelo órgão competente.
ATRIBUIÇÕES: zelar pela guarda do patrimônio e exercer a vigilância no CRQ-XIV,
percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar
incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades;
controlar fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os
lugares desejados; receber pessoas e mercadorias; fazer manutenções simples nos
locais de trabalho; executar outras atividades correlatas.
MOTORISTA
REQUISITOS: certificado de conclusão do Ensino Médio
(2º grau), fornecido por Instituição de ensino credenciado pelo órgão
competente; e Carteira Nacional de Habilitação categoria "B" no
mínimo ", com certidão de Prontuário da CNH, que
demonstre a inocorrência de hipótese de cassação do documento de habilitação em
razão da reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas nos
inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175 da Lei n°
9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
ATRIBUIÇÕES: dirigir automóveis e utilitários,
efetuando transporte de diretores, colaboradores e
materiais/móveis/equipamentos; observar as leis de trânsito, normas de segurança
e determinações expressas de seus superiores; providenciar serviço de
manutenção especializada quando necessário; efetuar reparos mecânicos ou
elétricos simples; em situações de inexistência de serviço especializados;
confeccionar relatórios; efetuar
emplacamento de veículos no Detran; obedecer às leis de trânsito e o
código que regulamenta o transporte rodoviário de cargas; executar outras
tarefas correlatas às acima descritas, a critério de seu superior imediato; e demais
atribuições inerentes ao cargo.
NÍVEL SUPERIOR
ADMINISTRADOR
REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de
conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, fornecido
por instituição de ensino credenciada pelo órgão competente; e registro
profissional
no respectivo
Conselho de Classe.
ATRIBUIÇÕES: planejar, organizar, controlar e assessorar o CRQ-XIV nas áreas de
recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica,
entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento
organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho
organizacional; prestar consultoria administrativa a organizações e pessoas; executar outras atividades
correlatas.
ANALISTA DE SISTEMAS
REQUISITOS: Diploma,
devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
ATRIBUIÇÕES: desenvolver e
implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do
sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de
desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar
ambiente informatizado, prestar suporte técnico ao CRQ-XIV e o treinar,
elaborar documentação técnica; estabelecer padrões, coordenar projetos e
oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática; executar outras atividades
correlatas.
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
REQUISITOS: Diploma,
devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior fornecido por instituição de ensino credenciada pelo órgão
competente; e registro profissional no respectivo Conselho de
Classe.
ATRIBUIÇÕES: executar tarefas relacionadas
com o expediente geral do CRQ-XIV, de acordo com procedimentos estabelecidos,
utilizando equipamento de informática e equipamento e utensílios de escritório;
recepcionar e registrar todas as correspondências e encaminhá-las para os
respectivos serviços ou destinatários, em função do tipo de assunto e da
prioridade da mesma; efetuar o processamento de texto de memorandos,
cartas/ofícios, relatórios, notas informativas e outros documentos, com base em
informação fornecida; arquivar a documentação, separando-a em função do tipo de
assunto, ou do tipo de documento, respeitando regras e procedimentos de
arquivo; proceder à expedição da correspondência e encomendas postais,
identificando o destinatário e acondicionando-a, de acordo com os procedimentos
adequados; registrar e atualizar, manualmente ou utilizando aplicações de
informática específicas da área administrativa, dados necessários à gestão do
CRQ-XIV; executar outras atividades correlatas.
BIBLIOTECÁRIO
REQUISITOS: Diploma,
devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em
Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo órgão
competente; e registro profissional no respectivo Conselho de
Classe.
ATRIBUIÇÕES: disponibilizar
informação em qualquer suporte; gerenciar unidade da biblioteca, centros de
documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de
informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais;
disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do
conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural;
desenvolver ações educativas; prestar serviços de assessoria e consultoria; executar outras atividades
correlatas.
CONTADOR
REQUISITOS: Diploma,
devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
ATRIBUIÇÕES: elaborar toda
parte financeira e contábil do CRQ-XIV, escrituração, emissão de balancetes,
balanços e demonstrativos contábeis; elaborar a Prestação de Contas anual;
emitir Boletim Diário de Arrecadação; Conferir recibos e valores recebidos;
elaborar Guia de Recolhimentos Bancários, fazer conciliações bancárias;
calcular Folha de Pagamento, obrigações patronais; conferir processos da
Tesouraria, emissão de cheques, fichas de dotação orçamentária, suprimentos de
fundos; controlar datas de recolhimentos de impostos, taxas e obrigações
trabalhistas, assim como contas a pagar; controlar e fazer o tombamento de todo
o material permanente; controle e Inscrição
JORNALISTA
REQUISITOS: Diploma,
devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
ATRIBUIÇÕES: recolher,
redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar
informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os
acontecimentos; fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias
jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio,
internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o
público;
executar outras atividades correlatas.
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
NÍVEL
FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de texto. A estrutura do parágrafo.
Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Sinônimos e
antônimos. Ortografia oficial. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número
e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares (tempos e modos).
Concordância: verbal e nominal. Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e
consonantais. Dígrafos. Morfologia – classes de palavras: artigo, substantivo,
adjetivo, pronome, numeral, verbo e suas flexões; advérbio, conjunção,
preposição e interjeição.
MATEMÁTICA: Noções sobre problemas envolvendo
raciocínio lógico-analítico. Sistema de medidas decimais: comprimento e
monetário brasileiro. Medidas de tempo. Conjuntos: caracterização, pertinência,
inclusão e igualdade, união, intersecção, diferença e produto cartesiano.
Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.
Múltiplos e divisores. Números primos. Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Máximo
Divisor Comum (MDC). Potenciação e radiciação. Operações com frações e números
Decimais. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Funções
elementares, suas definições, características e operações: 1º grau, 2º grau,
exponencial e logarítmica. Geometria básica: elementos, ângulos e polígonos.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
AUXILIAR DE
SERVIÇOS GERAIS: Noções
de higiene e limpeza. Destinação
do lixo. Conservação, uso e guarda de materiais de limpeza e de
produtos alimentícios. Noções de segurança individual, coletiva e de
instalações. Principais unidades de medida: metro, litro, quilograma, graus
Celsius (temperatura). Produtos e ferramentas para higiene e limpeza. Material de
limpeza e copa. Manuseio de alimentos. Conhecimento de equipamentos e normas de
segurança e higiene.
NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA
PORTUGUESA: Compreensão e interpretação
de texto. A estrutura do parágrafo. Ortografia. Acentuação gráfica. Crase.
Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau).
Verbos (tempos e modos). Regência (verbal e nominal). Concordância (verbal e
nominal). Estrutura do período simples e composto. Fonética e Fonologia: encontros
vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia – classes de palavras: artigo,
substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e suas flexões; advérbio,
conjunção, preposição e interjeição. Elementos de comunicação. Figuras de
sintaxe. Noções de semântica. Produção textual: coerência e coesão, tipos de
composição e elementos da comunicação.
RACIOCÍNIO
LÓGICO: Noções de lógica: problemas
envolvendo lógica e raciocionio lógico, proposições, conectivos e negação de
proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão e
igualdade. Operações: união, intersecção, diferença e produto cartesiano.
Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1º grau,
2º grau. Matrizes
e Determinantes. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Matemática
Comercial e Financeira: juros, montante e descontos. Noções de
Estatística.
INFORMÁTICA: Dispositivos de armazenamento.
Periféricos de um computador. Configurações básicas do Windows 9x/ME/XP/2000.
Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power Point).
Configuração de impressoras. Noções básicas de internet e uso de navegadores. Noções básicas de correio eletrônico
e envio de e-mails.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
AGENTE ADMINISTRATIVO: Atendimento com qualidade (público interno e externo).
Código de Defesa do Consumidor: direitos básicos do consumidor e proteção
contratual. Uso de equipamentos de escritórios: materiais de consumo, fax,
máquinas de calcular, copiadora, impressora e periféricos do computador.
Serviço postal brasileiro: características, tipos de serviços e limitações.
Operações bancárias: aplicações financeiras, empréstimos, câmbio, cadastro,
cartões de crédito, cheques, tarifas, transferências e serviços de cobrança.
Operações com cartórios: conceitos e características. Noções sobre arquivo:
conceitos básicos, e técnicas de arquivamento. Noções sobre correspondência
oficial e comercial: tipos de documentos, abreviações e formas de tratamento.
Princípios básicos da administração. Administração pública: princípios básicos,
estrutura, tipos de entidades e organização. Ética e sigilo profissional.
Rotinas básicas do setor de pessoal: admissão, demissão e encargos sociais.
Normas para licitações e contratos da Administração Pública. Setor de compras:
características e gestão. Almoxarifado e estoque: características, controle e
gestão. Gestão da qualidade: conceitos e ferramentas. Lei nº 2.800 de 18/6/1956. Decreto nº. 85.877 de 7/4/1981. Decreto-lei
nº 5.452 de 1/5/1943 (CLT) – Seção dos Químicos: artigos
AGENTE FISCAL: Leis nºs: 6.839/80;
5.530/68; 2.800/56. Decreto nº 85.877/81.
Decreto-lei nº 5.452/43 (CLT) – Seção dos Químicos: artigos
PORTEIRO: Atividades de rotina diária do
trabalho; Técnicas atendimento de visitantes, pessoalmente e/ou por telefone,
procurando identificá-los, indagando suas pretensões, para informar ou procurar
localizar a informação, conforme seu pedido, prestando orientações,
encaminhando aos setores e pessoas devidas, controlando seu fluxo conforme
instruções recebidas; registro de visitas e telefonemas para possibilitar o
controle de entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, registrando sua
passagem; e outras tarefas afins. Lei nº 2.800 de 18/6/1956. Decreto
nº. 85.877 de 7/4/1981. Decreto-lei nº 5.452 de 1/5/1943 (CLT) – Seção dos
Químicos: artigos
NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA
PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de texto. A estrutura do parágrafo. Ortografia.
Acentuação gráfica. Crase. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e
adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Regência (verbal e
nominal). Concordância (verbal e nominal). Estrutura do período simples e
composto. Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos.
Morfologia – classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome,
numeral, verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição.
Elementos de comunicação. Figuras de sintaxe. Noções de semântica. Produção
textual: coerência e coesão, tipos de composição e elementos da comunicação.
RACIOCÍNIO
LÓGICO: Noções de lógica: problemas
envolvendo lógica e raciocionio lógico, proposições, conectivos e negação de
proposições compostas. Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão e
igualdade. Operações: união, intersecção, diferença e produto cartesiano.
Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares: 1º grau,
2º grau. Matrizes
e Determinantes. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Matemática
Comercial e Financeira: juros, montante e descontos. Noções de
Estatística.
INFORMÁTICA: Dispositivos de armazenamento.
Periféricos de um computador. Configurações básicas do Windows 9x/ME/XP/2000.
Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power Point).
Configuração de impressoras. Noções básicas de internet e uso de navegadores. Noções básicas de correio eletrônico
e envio de e-mails.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS
ADMINISTRADOR: Contabilidade
Introdutória: Patrimônio,
Plano de Contas, Procedimentos Contábeis Básicos, Balanço Patrimonial.
Dinâmica das organizações: a organização como um sistema social, cultura organizacional,
motivação e liderança, comunicação, processo decisório, descentralização,
delegação. Processo
grupal nas organizações: comunicação interpessoal e intergrupal,
trabalho em equipe, relação chefe/subordinado.
Reengenharia organizacional: ênfase no cliente. Qualidade
e produtividade nas organizações: princípio de Deming, relação
cliente/fornecedor, principais ferramentas da qualidade. Noções de Matemática
Financeira. Administração de pessoal e recursos humanos: recrutamento e seleção
de pessoal, cargos e salários, administração do desempenho, treinamento e
desenvolvimento. Planejamento organizacional: planejamento estratégico, tático
e operacional. Impacto do
ambiente nas organizações – visão sistêmica: turbulência;
adaptação; flexibilidade organizacional. Legislação administrativa:
organização administrativa: administração
direta, indireta, autárquica e fundacional; princípios fundamentais da
administração pública; atos administrativos: conceito, requisitos, atributos,
discricionaridade, vinculação, classificação, espécies, revogação e prescrição;
contratos administrativos: conceitos, peculiaridades, controle, formalização,
execução
e inexecução. Processos de contratação de bens e serviços por meio de licitação,
inexigibilidade de licitação (Lei n° 8.666/1993 e suas alterações). Gestão da
qualidade. Administração de material. Ética Profissional. Lei nº 2.800
de 18/6/1956. Decreto nº. 85.877 de 7/4/1981. Decreto-lei nº 5.452 de 1/5/1943
(CLT) – Seção dos Químicos: artigos
ANALISTA DE SISTEMAS: Funcionamento do computador: Conceito de tecnologia da informação.
Conceitos de hardware e software. Processamento de dados. Software básico.
Software de aplicação: Photoshop. Sistema operacional e seus utilitários.
Sistemas de informação. Linguagens de programação. Lógica de Programação: Algoritmos.
Fluxogramas. Programação orientada a objetos. Ambientes integrados de
desenvolvimento. Depuração. Organização da Informação: Estruturas de dados.
Arquivos e registros. Organização de arquivos. Bancos de dados. Linguagens de
programação – PHP,
ASP, ASP.NET, VB.NET, Java, Server/JSP.
Sistemas Operacionais: Windows e Linux – características, sintaxe e semântica
dos comandos, funções de gerência, principais utilitários. Redes de
Computadores: Conceitos. Modelos de referência. Equipamentos. Topologia de
redes. Padrões. Protocolos. Protocolo TCP/IP. Segurança. Intranet. Internet.
Modelos de sistemas de computação: Sistemas centralizados, descentralizados e
distribuídos. Arquitetura cliente/servidor: conceitos, aplicações de duas e
três camadas. Tecnologias para desenvolvimento de aplicações Internet/Intranet.
Sistemas de Gerência de Bancos de Dados (SGBDs): Conceitos, componentes e
funcionamento. Linguagem SQL (padrão ANSI) – Data Definition Language (DDL) e
Data Manipulation Language (DML). Segurança e integridade. Transações. Controle
de concorrência. Recuperação após falha. Visões. Índices. Otimização de
consultas. Estruturas lógicas e físicas. SGBDs cliente/servidor. Distribuição
de dados. Código armazenado (stored procedures e triggers). Administração de
dados. Administração de banco de dados. SGBD PostgreSQL, Mysql e SQL Server:
conceitos e características. Lei nº 2.800 de 18/6/1956. Decreto
nº. 85.877 de 7/4/1981. Decreto-lei nº 5.452 de 1/5/1943 (CLT) – Seção dos
Químicos: artigos
ASSISTENTE
ADMINISTRATIVO: Atendimento com qualidade (público interno e
externo). Código de Defesa do
Consumidor: direitos básicos do consumidor e proteção contratual. Uso de
equipamentos de escritórios: materiais
de consumo, fax, máquinas de calcular, copiadora, impressora e
periféricos do computador. Serviço postal brasileiro: características, tipos de
serviços e limitações. Operações bancárias: aplicações financeiras,
empréstimos,
câmbio, cadastro, cartões de crédito, cheques, tarifas e serviços de
cobrança. Operações com cartórios: conceitos
e características. Noções sobre arquivo: conceitos básicos,
e técnicas de arquivamento. Noções sobre correspondência oficial e
comercial: tipos de documentos,
abreviações e formas de tratamento. Princípios básicos da
administração. Administração pública: princípios básicos,
estrutura, tipos de entidades e organização. Ética e sigilo
profissional. Rotinas básicas do setor de pessoal: admissão, demissão e
encargos sociais. Noções de licitação: princípios, definições, e hipóteses de
dispensa e
inexigibilidade. Contratos com a administração pública: conceitos, formalização,
alteração, execução, inexecução e
rescisão. Noções sobre administração de estoque: características e
gestão. Gestão da qualidade: conceitos e
ferramentas. Noções de contabilidade: princípios fundamentais e
conceitos elementares sobre as demonstrações contábeis. Lei nº 2.800
de 18/6/1956. Decreto nº. 85.877 de 7/4/1981. Decreto-lei nº 5.452 de 1/5/1943
(CLT) – Seção dos Químicos: artigos
BIBLIOTECÁRIO: Documentação:
conceitos básicos e finalidades da documentação, normalização de documentação.
Caracterização dos documentos. Indexação. A profissão do bibliotecário – legislação.
CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY (CDD) e/ou CLASSIFICAÇÃO UNIVERSAL (CDU).
Catalogação (AACR), tipos e funções do catálogo. Catalogação descritiva.
Problemas de entrada e remissivas. Problemas de cabeçalhos de pessoas e
entidades coletivas. Organização e administração da biblioteca – OAB. Teorias
da OAB. Estrutura organizacional. Planejamento de bibliotecas e sistemas de
informação. Política de seleção e processo de aquisição
CONTADOR: Contabilidade
Pública de acordo com a legislação vigente: Contabilidade das Instituições
Públicas; Conceito de Contabilidade Pública; Campo de Atuação; Objetivos da Contabilidade
Pública; Organização da Contabilidade Pública; Controle nas Entidades Públicas;
Regimes Contábeis; Receitas Públicas: Conceito; Classificação das Receitas;
Classificação Legal da Receita Orçamentária; Estágios da Receita; Receita da
Dívida Ativa; Renúncia de Receita; Receita Corrente Líquida; Receita Líquida
Real; Despesas Públicas: Definição; Classificação das Despesas; Classificação
Legal da Despesa Orçamentária; Licitação e Contratos: Conceito; Modalidades;
Dispensa e inexigibilidade; Editais; Cláusulas essenciais dos contratos
administrativos; Alterações contratuais; Estágios da Despesa; Tipos de Empenho;
Restos a Pagar; Regime de Adiantamentos ou Suprimento de Fundos; Despesas de
Exercícios Anteriores; Dívida Flutuante e Dívida Fundada; Patrimônio na
Administração Pública: Conceito de Execução Patrimonial; Patrimônio sob o
aspecto qualitativo; Patrimônio sob o aspecto quantitativo; Direitos das
Entidades públicas; Obrigações das Entidades Públicas; Variações Patrimoniais;
Escrituração na Administração Pública: Conceito; Normas de escrituração:
Objetivos; Classificação Contábil; Livros e Registros; Sistemas Contábeis:
Sistema Orçamentário; Sistema Financeiro; Sistema Patrimonial; Sistema de
Compensação; Fontes Alimentadoras dos Sistemas de Contas; Lançamentos Contábeis
Usuais da Contabilidade Pública; Operações de Encerramento de Exercício; Plano
de Contas: Conceito de Plano de Contas; Função e funcionamento das Contas;
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI: Conceito;
Objetivos; Características; Formas de Acesso; Modalidades de Uso; Abrangência
do SIAFI; Segurança do SIAFI; Principais Documentos de Entrada de Dados;
Fundamentos Lógicos; Fundamentos Contábeis; SIAFI Gerencial; Estrutura e
Análise das Demonstrações Contábeis: Conceito; Demonstrações Contábeis na
Administração Pública; Balanços: Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro;
Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração da
Dívida Fundada; Demonstração da Dívida Flutuante; Levantamento de Contas: Prestação de Contas;
Tomada de Contas; Auditoria: Princípios e normas de auditoria do Conselho
Federal de Contabilidade; Controles internos; Planejamento dos trabalhos;
Papéis de trabalho; Procedimentos de auditoria; Noções de matemática
financeira: juros, montante e descontos. Avaliação de operações financeiras:
valor presente e futuro, TIR e sistemas de amortização; Elaboração de
demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios
fundamentais da contabilidade. Demonstração do fluxo de caixa (Métodos direto e
indireto). Demonstração de valor adicionado. Consolidação de demonstrações
contábeis. Folha de Pagamento, admissão, demissão, CLT, FGTS, contribuição
sindical, impostos e cálculos trabalhistas. Consolidação das Leis do Trabalho –
CLT. Orçamento
Público: Conceito; Instrumentos Básicos de Planejamento; Princípios
Orçamentários; Técnicas de Elaboração Orçamentária; Recursos para execução dos
programas: Exercício Financeiro; Créditos Orçamentários; Créditos Adicionais;
Descentralização de Créditos; Orçamento por Programas. Sistema de
custos e informações gerenciais. Estudo da relação custo versus volume versus
lucro. Tributos – conhecimentos básicos. Imposto de renda pessoa jurídica e
Contribuição Social Sobre o Lucro. Importo de Renda Retido na Fonte – IRRF.
Participações governamentais. Programa de Integração Social e de Formação de
Patrimônio de Servidor Público – PIS/PASEP. Contribuição para o Financiamento
de Seguridade Social – COFINS. Legislação Societária. Lei nº 6.404, de
15/12/1976 e sua legislação complementar; Legislação Aplicada à Gestão Pública:
Constituição Federal de 1988; Lei no 4.320/64; Decreto Lei no
200/67 – 25/02/1967; Lei Complementar no 101/00 – Lei de
Responsabilidade Fiscal; Lei no 10.028, de 19/10/2000; Lei no 8.666, de 21/06/1993; IN MPS/SRP
nº 3, de 14 de julho de 2005; e todas as alterações e/ou substituições das
legislações aqui especificadas.
JORNALISTA: Teoria da
comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade; ética; papel social
da comunicação; comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias; novas
tecnologias e a globalização da informação. Legislação
VIII, Capítulo V e suas alterações), Código Brasileiro de
Telecomunicações, Código de Ética da Radiodifusão. Políticas da Comunicação:
comunicação pública. Opinião
pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de
interação com cada público específico. Gêneros de redação: definição e
elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna,
pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing.
Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide
invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo
gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto
gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e
margens; diagramação e retrancagem: composição, impressão; planejamento
editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto e visual
da publicação. Lei nº 2.800 de 18/6/1956. Decreto nº. 85.877 de
7/4/1981. Decreto-lei nº 5.452 de 1/5/1943 (CLT) – Seção dos Químicos: artigos
ANEXO III REQUERIMENTO
– PORTADOR DE DEFICIÊNCIA |
||||||||
Eu,
____________________________________________________, CPF nº__________________________, candidato (a) ao
cargo de _____________________________________________________,
no Concurso Público nº 01/2009 do Conselho Regional de Química –
14ª Região, venho REQUERER vaga
especial como PORTADOR DE DEFICIÊNCIA e apresentar LAUDO MÉDICO com a respectiva
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), anexando os documentos
abaixo: Tipo de deficiência de que é portador:
______________________, Código correspondente da Classificação Internacional
de Doença (CID): ________________________________________________ Nome do Médico Responsável pelo laudo:
___________________ _____________________________________________________ (OBS: não
serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visuais
passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e
congêneres). Dados
especiais para aplicação das PROVAS: marcar com X no quadrículo, caso necessite
de Prova Especial ou não. Em caso positivo, discriminar o tipo de prova
necessário.
NÃO NECESSITA de PROVA ESPECIAL e/ou de
TRATAMENTO ESPECIAL.
NECESSITA de PROVA e/ou de CUIDADO ESPECIAL
(discriminar abaixo qual o tipo de prova e/ou de cuidado especial). ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ _________________________________________________ Assinatura do
Candidato(a) |