CONSELHO
REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CRF-RJ
EDITAL
nº 02/2008 DO CONCURSO PÚBLICO 01/2008 – CRF-RJ DE 13 DE AGOSTO 2008 – RETIFICAÇÃO
Paulo
Oracy da Rocha Azeredo, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do
Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a retificação do Edital nº 01/2008, de 13 de agosto de 2008, conforme a seguir
especificado, permanecendo inalterados os demais itens e subitem do edital
supracitado.
1. Conteúdo
Programático para os cargos de nível superior, no Anexo II, do Edital nº 01/2008 do Concurso Público 01/2008 –
CRF-RJ, que passa a ter a seguinte redação:
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e
interpretação de texto. A estrutura do parágrafo. Ortografia. Acentuação
gráfica. Crase. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero,
número e grau). Verbos (tempos e modos). Regência (verbal e nominal).
Concordância (verbal e nominal). Estrutura do período simples e composto.
Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia
– classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo e
suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética.
Versificação. Elementos de comunicação. Figuras de sintaxe. Noções de
semântica. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição e funções
da linguagem.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Noções
de lógica: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico, proposições,
conectivos e negação de proposições compostas. Conjuntos: caracterização,
pertinência, inclusão e igualdade, união, intersecção, diferença e produto
cartesiano. Composição de funções. Função inversa. Principais funções elementares:
1º grau, 2º grau, exponencial e logarítmica. Progressões aritméticas e
geométricas. Análise combinatória. Trigonometria. Geometria (plana e espacial).
Matrizes e Determinantes. Regra de três simples e composta. Porcentagem.
Matemática Comercial e Financeira: juros, montante e descontos. Noções de
estatística: média (aritmética, geométrica e harmônica), mediana, moda, desvio
médio absoluto, desvio padrão, variância e separatrizes (decil, quartil e
percentil).
INFORMÁTICA
Dispositivos de armazenamento.
Periféricos de um computador. Configurações básicas do Windows 9x/ME/XP/2000.
Aplicativos do Pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power Point).
Configuração de impressoras. Noções básicas de internet e uso de navegadores. Noções básicas de correio eletrônico
e envio de e-mails.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ADMINISTRADOR
Noções de
organização e arquivo, cálculos, redação, elaboração de relatórios e registros. Comunicação telefônica. Uso
de equipamentos de escritório. Documentos. Gestão da qualidade. Ética
profissional. Administração de pessoal e recursos humanos:
recrutamento e seleção de pessoal, rotinas de folha de pagamento, rotinas de
demissões, cargos e salários, administração do desempenho, treinamento e
desenvolvimento. Planejamento organizacional: planejamento estratégico, tático
e operacional. Legislação administrativa: organização administrativa:
administração direta, indireta, autárquica e fundacional; princípios
fundamentais da administração pública; atos administrativos: conceito,
requisitos, atributos, discricionaridade, vinculação, classificação, espécies,
revogação e prescrição; contratos administrativos: conceitos, peculiaridades,
controle, formalização, execução e inexecução. Processos de contratação de bens
e serviços por meio de licitação, inexigibilidade de licitação (Lei n°
8.666/1993 e suas alterações). Administração
de material. Contabilidade Introdutória: Patrimônio, Plano de Contas,
Procedimentos Contábeis Básicos, Balanço Patrimonial. Reengenharia
organizacional: ênfase no cliente. Qualidade e produtividade nas organizações:
Princípio de Deming, relação
cliente/fornecedor, principais ferramentas da qualidade.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ASSESSOR DE IMPRENSA
Compreensão de textos
escritos em Língua Inglesa. Compreensão de textos escritos em Língua Espanhola.
Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade; ética;
papel social da comunicação; comunicação, conceitos, paradigmas, principais
teorias; novas tecnologias e a globalização da informação. Legislação em comunicação
social: Lei de Imprensa, Código de Ética do Jornalista, regulamentação da
profissão de jornalista, Constituição da República (Título VIII, Capítulo V e
suas alterações), Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da
radiodifusão. Políticas da Comunicação: comunicação pública. Opinião pública:
pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público
específico. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem,
entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release,
relatório, anúncio e briefing. Técnicas de redação jornalística: lead,
sublead,
pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo gráfico:
conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia –
caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens; diagramação e
retrancagem: composição, impressão; planejamento editorial: ilustrações, cores,
técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – PSICÓLOGO
Avaliação psicológica: métodos, técnicas e testes psicológicos para entrevistas e encaminhamentos. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: elaboração, divulgação, acompanhamento, execução e avaliação. Código de Ética Profissional. Ética Profissional. Postura profissional. Sigilo profissional. Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. Análise e desenvolvimento organizacional. Cultura organizacional: paradigmas, conceitos, elementos e dinâmica. Poder nas organizações. Clima organizacional: evolução conceitual, componentes e estratégias de gestão. Suporte organizacional. Motivação, satisfação e comprometimento. Liderança nas organizações. Processo de comunicação na organização. Grupos nas organizações: abordagens, modelos de intervenção e dinâmica de grupo. Equipes de trabalho e desempenho organizacional em diferentes organizações. Condições e organização do trabalho: trabalho prescrito, ambiente físico, processos de trabalho e relações sócio-profissionais. Carga de trabalho e custo humano: atividade, tarefa e condições de trabalho. Trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Segurança no trabalho e saúde ocupacional. Fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios relacionados ao trabalho. Análise de tarefa e desenho do trabalho. Recrutamento, seleção de pessoal e desligamento. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento e avaliação. Avaliação de desempenho. Acompanhamento psicossocial. Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos (escalas, questionários, documentos, entrevistas, observações), procedimentos e análise. O indivíduo e o contexto organizacional: variáveis individuais, grupais e organizacionais. Comportamento humano no trabalho: motivação, satisfação e comprometimento. Grupos e equipes de trabalho. Ergonomia. Saúde no trabalho. Gestão de comportamento nas organizações. Metodologia de pesquisa e intervenção. Papel do psicólogo e implicações éticas.
Rio de Janeiro-RJ, 17 de setembro de
2008.
Dr. Paulo
Oracy da Rocha Azeredo
Presidente do Conselho Regional de Farmácia do
Estado
do Rio de Janeiro