4.- DÚVIDAS SOBRE A PROVA

Prezado(a) candidato(a)
VEJA AS RESPOSTAS DE ALGUMAS DAS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

4.1. Como tomo conhecimento dos locais e horários das provas?

Os locais e horários de realização das provas são divulgados no site do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br), conforme estabelecido em edital. Vale ressaltar que são de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Tais informações não são disponibilizadas por telefone.

4.2. O Instituto Quadrix envia alguma correspondência comunicando os locais e horários das provas?

Não. O Instituto Quadrix poderá enviar, como complemento às informações disponibilizadas no site, comunicação pessoal dirigida ao candidato, por e-mail, sendo de sua exclusiva responsabilidade a manutenção e atualização de seu correio eletrônico. No entanto, isso não desobriga o candidato do dever de observar o edital específico com os locais e horários de realização das provas. O envio por via postal poderá ocorrer, desde que esteja previsto em edital.

4.3. Que documentos devo apresentar no dia de provas?

É preciso apresentar o documento de identidade original. Cópias, ainda que autenticadas, não serão aceitas.

4.4. Que procedimento deve tomar o candidato que não estiver com o comprovante de inscrição?

Apenas a apresentação do documento original de identidade é obrigatória. Mas é bastante recomendável que o candidato tenha em mãos o comprovante de inscrição e verifique o correto local e horário de realização da sua prova.

4.5. Quais são os documentos de identidade aceitos pelo Instituto Quadrix?

São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pela Secretaria da Justiça e Segurança (SJS) e/ou Secretaria de Segurança Pública, pelos Ministérios Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente no caso do modelo novo, aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).

4.6. Perdi minha carteira de identidade, posso apresentar minha certidão de nascimento?

Não. Certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados não são aceitos como documentos de identidade.

4.7. Caso o candidato esqueça o documento de identidade, ainda assim poderá realizar as provas?

Não. Neste caso, ele será automaticamente eliminado do concurso.

4.8. Como deve agir quem perdeu os documentos na última hora?

O candidato impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar obrigatoriamente documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial. Este registro deve ter sido expedido há, no máximo, noventa dias, da data da prova, ocasião em que o candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio.

4.9. Devo chegar ao local de provas com quanto tempo de antecedência?

É recomendado comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início.

4.10. O que o candidato pode e o que não pode levar nos dias de prova?

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, celulares, relógio, óculos escuros e itens de chapelaria, como gorros e bonés. Esses objetos devem ser deixados em casa, uma vez que não será permitido o acesso às salas de provas com os mesmos.

4.11. Quanto tempo depois do início da prova poderei entregar a folha de respostas?

O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início das provas. Esta informação consta no edital de abertura do certame.

4.12. Posso levar o caderno de questões para casa? É permitido anotar as respostas durante a prova?

O candidato poderá se retirar do local de realização das provas levando o caderno de provas, apenas após o prazo fixado no edital de abertura e informado na capa de instruções da prova. Não é permitida a saída com outras anotações.

4.13. Quem não puder realizar as provas na data estabelecida no edital, por motivo de doença, por exemplo, poderá marcar outra data para fazer as provas?

Não haverá segunda chamada para a realização de provas. O não-comparecimento implicará na eliminação automática do candidato.

4.14. Como é o processo de correção de provas discursivas e de redação de concursos e seleções do Instituto Quadrix?

É constituída uma banca avaliadora composta por especialistas no assunto abordado na prova discursiva. O Instituto Quadrix implementa uma sistemática de desidentificação das respostas dadas às provas discursivas e de redação, de forma que a banca avaliadora não sabe a quem pertence a prova que está sendo corrigida.

4.15. Como é o processo de correção das provas objetivas?

As provas objetivas são corrigidas por processo eletrônico através de leitoras ópticas. Tenha o máximo cuidado no preenchimento e manuseio da Folha de Respostas Óptica.
Outras informações sobre preenchimento da Folha de Resposta Óptica serão informadas na capa de instruções do caderno de prova.