“CAVALOS DE TROIA”
Em informática, os “cavalos de troia” ou “trojans” são programas que vêm “camuflados” em arquivos ou em outros programas considerados aparentemente inofensivos.
Eles podem vir escondidos, por exemplo, em jogos, animações, protetores de tela etc. Por isso, ao efetuar um download (baixa) de algum programa ou arquivo (principalmente os que possuem extensão .exe) pela Internet, é importante se certificar da procedência do site e nunca executar arquivos de origem duvidosa.
Ao ser instalado em seu computador, o “cavalo de troia” pode roubar senhas, copiar, alterar e destruir arquivos. Pior: pode deixar o seu computador vulnerável a ataque de hackers.
Os “cavalos de troia” não se limitam às características do vírus. Esses programas abrem as portas de acesso ao seu computador.
Por isso, é importante que você:
1. Não abra arquivos ou e-mail de pessoas desconhecidas;
2. Nunca abra um arquivo anexado, sem antes executar o antivírus;
3. Não utilize programas de origem duvidosa;
4. Mantenha o Antivírus atualizado e ativo.
Curiosidade: a expressão “Cavalo de Troia”, em inglês “Trojan Horse” surgiu na mitologia grega. A história conta que os troianos foram presenteados pelos gregos com um grande cavalo de madeira. No interior desse cavalo, estava escondido um grupo de soldados gregos que esperaram a noite, para abrir os portões da cidade. Assim, foi possível a dominação de Tróia. Por isso, o termo “presente de grego”. (+) Mais